Prefeitura de São Luís promove atividades em comemoração à Semana Nacional do Idoso

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou nesta terça-feira (28), no Ginásio Tião, no Parque do Bom Menino, a abertura da Semana Nacional do Idoso, promovida pelo Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi). A programação contou com palestras, atividades físicas, apresentações artísticas, orientações de saúde e recreação. 

“Cuidar dos idosos é um dever do poder público e a orientação do prefeito Eduardo Braide é que a atual gestão tenha zelo e amparo a estas pessoas. A promoção de uma agenda como esta e que faz parte da programação da Semana do Idoso reforça o nosso papel em oferecer assistência à saúde com melhoria na qualidade de vida”, destacou o titular da Semus, Joel Nunes. 

A programação teve início logo às 8h da manhã com a palestra da geriatra Fátima Carvalhal, seguida de alongamento, aulão de dança, zumba e apresentações musicais. Com o tema “Velhice não é doença”, a ação contou com a participação de 120 idosos já assistidos pelo Centro. Foram oferecidos ainda lanches, serviços de podologia, auriculoterapia, aferição de pressão e glicemia, além de testes de Covid-19. 

Há 15 anos, o Caisi oferece atendimentos individuais (ambulatorial) e diversos grupos terapêuticos, como memória, convivência, yoga, pilates, hidroginástica, coral, alongamento, meditação, academia e hipertensão e diabéticos. De acordo com o diretor do Centro, Paulo França, o Caisi está retomando as atividades aos poucos, alcançando o quantitativo de idosos atendidos antes da pandemia. 

“Depois da vacinação do nosso público, já foi concluída, não foi registrado nenhum caso de Covid-19 entre os idosos que participam das atividades e dos atendimentos. Estamos reabrindo o Centro e a Semana do Idoso é a ocasião perfeita para esse retorno e, assim, continuar o nosso trabalho de resgatar a valorização da pessoa idosa”, explicou o diretor. 

Dona Domingas Moura, de 64 anos, participa de várias atividades no Caisi e estava com saudades das atividades do seu grupo. “Eu participo de tudo que eu posso, pois temos que aproveitar a vida e eu me sinto muito bem”, garante a idosa que frequenta o Centro há oito anos. 

Seguindo à risca o que diz o tema da Semana Nacional do Idoso, dona Maria Josefina Silva, de 71 anos, comprova, no dia a dia, os benefícios das atividades. “Há 12 anos participo dos grupos e depois que comecei adoeci muito menos e minha cabeça é de jovem”, festeja a idosa. 

As comemorações continuam nesta quarta-feira (29), na sede do Centro de Atenção Integral ao Idoso, no Sítio Leal, com apresentações dos grupos terapêuticos, palestras e ofertas de testes. Na sexta-feira (1º), em comemoração ao Dia Internacional do Idoso comemorado neste dia, será realizado um Passeio Turístico no Centro Histórico de São Luís. O passeio, que será conduzido por guias da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), terá o roteiro adaptado aos idosos. 

Sobre o Caisi

O Centro de Atenção Integral ao Idoso (Caisi) é uma instituição mantida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Semus. O centro realiza, em média, 13 mil atendimentos por mês, individualmente e em grupos, estimulando o desenvolvimento de atividades sociais, esportivas, artes manuais, terapia ocupacional, alongamento, entre outros. 

O Caisi oferece, ainda, assistência nas áreas de geriatria e gerontologia, educação física, psicologia, enfermagem, fonoaudiologia, terapia familiar, assistência social, atividades culturais e artísticas, com aulas de canto e dança, entre outras ações.

Fonte da matéria postada: Assessoria Prefeitura de São Luís

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.