Prefeito Eduardo Braide entrega requalificação e ampliação do Centro de Saúde Bezerra de Menezes, no São Francisco

O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta quarta-feira (1º), o Centro de Saúde Bezerra de Menezes, no São Francisco. A unidade que integra a rede de atenção básica em saúde foi totalmente requalificada, teve equipes ampliadas e serviços reativados. Com isso, será possível ampliar e garantir um atendimento mais humanizado à população. 

“Estamos começando o mês de setembro, quando comemoramos o aniversário da nossa cidade, com trabalho e melhoria dos serviços à população com a entrega da requalificação do Centro de Saúde Bezerra de Menezes, aqui no São Francisco. Nós dobramos o número de equipes de Estratégia Saúde na Família, dobramos o número de médicos, de dentistas, implantamos a sala de curativo, entre outras melhorias. Agora, vamos atender mais pessoas e com mais qualidade. E vamos seguir reestruturando e ampliando a nossa rede de saúde por toda a cidade”, assegurou o prefeito Eduardo Braide. 

A vice-prefeita Esmênia Miranda destacou a importância de fortalecer a atenção primária. “O investimento na atenção primária reduz a superlotação nas unidades de média e alta complexidade como os Socorrões, por isso, nesta gestão, estamos reestruturando a rede de atenção primária, melhorando a estrutura física, ampliando as equipes, reativando serviços que estavam sem atender. E isso é muito importante para a população porque previne o agravamento dos problemas de saúde”, disse.

 Requalificação 

O Centro de Saúde Bezerra de Menezes teve toda a sua estrutura física requalificada. Foram corrigidos problemas de infiltração, nas redes elétricas e hidráulicas e as dependências físicas foram readequadas para a melhor prestação dos serviços. Os trabalhos foram executados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). 

O secretário municipal de Saúde (Semus), Joel Nunes, informou que em oito meses de gestão a cobertura da rede de atenção primária foi ampliada. “A determinação do prefeito Eduardo Braide é que a gente avance na atenção primária. Por meio dos investimentos que estão sendo feitos nós já ampliamos a nossa cobertura que era de 38% da população para 60% até o mês de agosto. Desta forma, a rede de saúde municipal otimiza seus atendimentos com unidades que fazem os acolhimentos de forma mais humanizada com melhor estrutura física e equipes mais capacitadas e com melhores condições de trabalho”, afirmou. 

Participaram da solenidade, o vereador Marcos Castro (PMN); o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella; e a superintendente de Ações em Saúde da Semus, Adriana Mota.

Ampliação dos serviços 

Com as readequações físicas, a Semus dobrou as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), passando de duas para quatro equipes, reforçando a atenção básica. O serviço de odontologia, que não estava atendendo, foi reativado e ampliado, passando de um para dois consultórios. 

A unidade também conta agora com sala de esterilização, que não tinha. A sala de vacinação foi ampliada e a sala de curativo remanejada para um espaço mais adequado. A farmácia da unidade também foi recolocada em outra sala no prédio, para garantir o melhor acondicionamento dos medicamentos distribuídos pelo centro de saúde. 

O Centro de Saúde Bezerra de Menezes conta ainda com recepção, onde é feito o acolhimento dos pacientes, sala de triagem, dois consultórios médicos e dois consultórios de enfermagem, banheiros, incluindo para pessoas com deficiência. 

A Unidade presta atendimentos de acompanhamento da Saúde do Homem, Saúde da Mulher, incluindo pré-natal, saúde dos idosos, infantil e de adolescentes, entre outros serviços. Por mês, mais de 16 mil pessoas dos bairros São Francisco, Ilhinha, Renascença, Ponta d’Areia, Península, Calhau e Cohafuma buscam os serviços oferecidos na unidade de saúde.

Fonte da matéria postada: Assessoria da prefeitura

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.