Prefeito Edivaldo vistoria obras e acompanha recolhimento de árvores derrubadas por ventania

Cerca de 100 profissionais trabalharam desde o início da manhã na desobstrução de ruas e no recolhimento de árvores derrubadas pelo temporal em vários pontos da cidade. A celeridade nos serviços foi determinada pelo prefeito Edivaldo com o objetivo de dar respostas rápidas à população e minimizar eventuais transtornos causados pela ventania e pelas fortes chuvas registradas na madrugada desta quinta-feira (23).

No início da manhã, o prefeito Edivaldo vistoriou pontos da Cohab e do Cohatrac que recebem obras de drenagem executadas pela Prefeitura de São Luís. Ele frisou que os efeitos do temporal foram minimizados por conta das ações efetivas que a Prefeitura São Luís executa, a exemplo das obras de urbanização e drenagem concluídas ou em curso por toda a cidade.

“Estamos colhendo os resultados de um trabalho que vem sendo desenvolvido deste o início da gestão, visando proporcionar à população ludovicense mudanças positivas que possam ser percebidas no seu cotidiano. A ação integrada da administração municipal tem sido determinante para minimizarmos os efeitos de fenômenos como estes à população”, disse o prefeito Edivaldo.

ÁRVORES

Desde o início da manhã, o Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), por meio da Defesa Civil Municipal, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e o Comitê de Limpeza Urbana formaram uma força-tarefa nas ruas, trabalhando na retirada de árvores e desobstruindo as vias.

Já as equipes da Semosp agilizaram os reparos das vias e também realizaram o serviço de desobstrução de galerias pluviais. A Defesa Civil está monitorando as áreas de risco existentes em São Luís, mas até final da manhã de quinta-feira (23)não houve registro de casos de desmoronamentos e nem de alagamentos nessas regiões.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) posicionou as equipes técnicas em diversos pontos da cidade para restabelecer o funcionamento de semáforos atingidos por uma pane elétrica ocasionada pela queda de árvores nos fios de energia e destinou agentes de trânsido para o reordenamento do tráfego nos principais pontos da cidade.

PREVENÇÃO

Entre as obras desenvolvidas pela Prefeitura de São Luís estão a execução de mais de 20km de obras de drenagem, englobando bairros como Cohab, Cohatrac, Coroadinho, Jambeiro, Santa Clara, Vila Apaco, Forquilha, Cidade Olímpica e Portinho, entra outras localidades.

“É importante frisar que o trabalho estruturante desenvolvido por determinação do prefeito Edivaldo é determinante para evitar o alagamento de diversas regiões quando ocorrem chuvas fortes como a registrada na última madrugada. A equipe da Semosp realiza a limpeza e desobstrução dos canais, a fim de evitar o acúmulo de lixo e garantir o livre fluxo da água”, explicou o titular da Semosp, Antônio Araújo.

TRABALHO EDUCATIVO

Além das obras, a Prefeitura de São Luís também realiza o trabalho educativo, no sentido de orientar a população a não jogar lixo em locais inapropriados e também a acionar a Defesa Civil a qualquer sinal de risco.

Desde o início do ano, a Defesa Civil tem reforçado a orientação às famílias que residem em áreas de risco sobre como procederem em casos de problemas durante o período chuvoso. Além da campanha, os agentes mantêm contato direto com a comunidade, por meio dos Núcleos Comunitários.

A partir do trabalho da Defesa Civil, com a identificação das áreas de risco, a Semcas, por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), realizam visitas domiciliares, orientando sobre as situações de risco e promovendo a sensibilização para o direcionamento a uma área de segurança.unnamed

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.