Pesquisa aponta maior número de mulheres empresárias no Maranhão

Uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta que o número de mulheres empresárias vem crescendo no Maranhão. Segundo o estudo, de três a cada dez empresas no estado estão sob o comando das mulheres e 70% das maranhenses empresárias também são mães e realizam tarefas domésticas.

Como é o caso da Juliana Frota. Mãe de dois filhos e proprietária de dois restaurantes, a empresária tem uma rotina cheia de afazeres que incluem tarefas divididas em sua vida privada e profissional. “Saio de manhã cedo porque eles estudam de manhã, deixo na escola, vou trabalhar, vou para a Ceasa, vou para academia, volto para a cozinha e deixo aqui tudo com o pessoal para fazer, monitoro”, contou.

De acordo com o especialista em empreendedorismo, Ricardo Veríssimo, é exatamente essa carga de tarefas que faz com que a mulher se destaque como empreendedora frente a figura masculina. “Essa dinâmica de ter a carga tripla de trabalho de ser esposa, mãe, empreendedora ajuda nessa dinâmica de produtividade e de qualidade também”, disse.

Estudo aponta que empresária no Maranhão busca mais a qualificação profissional  (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Estudo aponta que empresária no Maranhão busca mais a qualificação profissional (Foto: Reprodução/TV Mirante)

A pesquisa revela também que o perfil da mulher maranhense empresária na atualidade que busca cada vez mais por qualificação profissional. Pelo levantamento elas alcançam dois anos a mais de escolaridade que os homens. Outra característica importante presente na pesquisa é que as mulheres são detalhistas, cautelosas e tem a capacidade de guardar muitas informações na memória.

O especialista Ricardo Veríssimo pontua que a caraterística detalhista da mulher colabora para a qualidade dos serviços que são oferecidos pelas mulheres empreendedoras. “Elas se preocupam muito com a estética e quando a gente leva isso para o lado do empreendedorismo a gente consegue ter produtos e serviços com uma qualidade melhor porque a mulher fica mais atenta aos pequenos detalhes”, finalizou.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.