Palestra discutirá como lidar com a violência na contemporaneidade

 

 

Psicólogo abordará as práticas clínicas que podem contribuir para tratar o tema na sociedade

 

 

 

O Centro Psicanalítico do Maranhão – OrLa promoverá nesta sexta-feira, 22, a palestra “A psicanálise e o mal-estar na contemporaneidade”, a partir das 18h, no auditório Maria Izabel Rodrigues, na UNDB (Renascença II). A entrada para palestra é gratuita. No sábado, 23, continuará as atividades com o seminário “A formação do pscianalista de Freud e Lacan”.

A palestra será ministrada pelo psicólogo e psicanalista convidado Dr. José Antônio Pereira Silva, membro da Associação Científica Campo Psicanalítico de Salvador (BA). A proposta é trazer possibilidades com as quais os psicanalistas podem contribuir, através de sua prática clínica, na abordagem do mal-estar na contemporaneidade, sobretudo na violência da nossa época.

O psicólogo também participará do seminário que ocorrerá no sábado, nos turnos da manhã e da tarde, a partir das 8h30, no mesmo auditório. Durante o seminário, pretende-se discutir quais as propostas no ensino de Freud e de Lacan para a formação do analista, a partir da pergunta “Sabemos do como se pode ser psicanalista?”.

Durante o seminário, haverá também apresentações trabalhos de membros da OrLA. Entre eles um estudo sobre o livro “Génesis de los conceptos freudianos”, de Paul Bercherie, em que são apresentados alguns conceitos que foram fundamentais na formação de Freud  antes da formação da Psicanálise. Já o trabalho intitulado “Psicose e inimputabilidade” abordará a questão do aumento da criminalidade e das diversas formas de violência social e da inseção de penalidade criminal para doentes mentais.

Outros três trabalhos também estão programados para o seminário, entre eles, “A transferência na psicose”, desenvolvido por Ernesto Mandelli, “Fantasia: de Freud a Lacan”, de Marcondes Filho, e “O insconciente freudiano é o nosso”, do psicanalista Eduardo Riaviz. As inscrições para o seminário podem ser feitas no local. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail centropsicanaliticool@gmail.com.

Serviço

O quê: Palestra “A psicanálise e o mal-estar na contemporaneidade”

Quando: Sexta-feira, 22, às 18h

Onde: Auditório Maria Izabel Rodrigues, UNDB (Renascença II)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

fonte: ma10

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.