Outubro Rosa: alimentos que auxiliam na prevenção do Câncer de Mama

No Mês de Conscientização do Câncer de Mama, Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti indica alimentos que auxiliam na prevenção da doença

O brócolis, fonte de sulforafanos, tem ação quimioprotetora, o que faz dele um alimento importante na prevenção e no auxílio durante o tratamento do câncer

Em outubro, no Mês da Conscientização do Câncer de Mama, ter um estilo de vida e uma alimentação saudáveis é o primeiro passo para prevenir essa doença. Com cada vez mais incidência nas mulheres, o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer no público feminino no Brasil, sendo a mais frequente em quase todas as regiões brasileiras.

De acordo com Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, o pilar para a prevenção do câncer está associado a uma boa alimentação, à prática regular de atividades físicas, ao sono de qualidade e à gestão do estresse. “É importante consumir uma média de 500g de verduras, frutas e legumes todos os dias, para que a nossa alimentação seja baseada em grandes quantidades de fitoquímicos e compostos antioxidantes, que previnem o câncer de mama”, explica. Essa quantidade também pode ser medida em 5 porções ao dia, conforme recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Frutas com pigmentos avermelhados, como morango, mirtilo, blueberry, cereja e melancia são algumas indicadas para a prevenção. “Os alimentos fontes das chamadas ‘gorduras boas’, como azeite, abacate, castanhas e peixes também devem fazer parte da dieta regular”, completa. Já os alimentos ultraprocessados, com excesso de sódio, conservantes e gorduras trans, além de bebidas alcoólicas, devem ser evitados ou consumidos apenas esporadicamente.

Outros alimentos com ação antioxidante e anti-inflamatória, como brócolis, cúrcuma, gengibre, alho e cebola também precisam ser consumidos. “O brócolis possui alguns componentes com ação funcional, como os sulforafanos, que previne contra diversos tipos de câncer, incluindo Câncer de Mama – quando incluído com frequência na rotina alimentar”, explica a nutricionista. 

Um estudo publicado no Journal Cancer Prevention Research, em 2018, mostra uma relação positiva entre o consumo de fontes de sulforafanos durante a gestação e prevenção do Câncer de Mama ao longo da vida, apontando o efeito positivo na epigenética de uma geração para outra. Sendo assim, Renata explica que o brócolis, fonte de sulforafanos, tem ação quimioprotetora, o que faz dele um alimento importante na prevenção e como auxílio durante o tratamento do câncer.

Além disso, o vegetal possui fibras, que ajudam na função intestinal e na saciedade, apresenta boa quantidade de ferro, ajudando na prevenção de anemias, possui cálcio, importante para saúde óssea e muscular, e diversos antioxidantes, que favorecem a saúde de um modo geral.

Sendo assim, a nutricionista selecionou 3 receitas com brócolis, saudáveis e práticas para inserir na rotina como forma de auxiliar na prevenção e manter uma boa dieta alimentar:

Brócolis assado com alho e parmesão

Ingredientes:

1 brócolis cortado em buquês

4 dentes de alho fatiados bem fininhos

4 colheres de sopa de azeite

4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Sal e pimenta moída na hora a gosto

Preparo: tempere os buquês de brócolis com azeite, sal e pimenta. Acomode-os em uma assadeira. Espalhe as fatias de alho e finalize salpicando o parmesão ralado. Leve ao forno por cerca de 40 minutos, a 200°C, ou até que os buquês comecem a ficar macios.

Quinoa com brócolis

Ingredientes:

1 xícara de chá de quinoa em grãos

2 xícaras de chá de água

Sal e pimenta do reino a gosto

1/2 xícara de frango desfiado ou em cubos pequenos

1 punhado de brócolis picado

3 colheres de sopa de cheiro verde

Preparo: aqueça a água e acrescente a quinoa, cozinhando em fogo baixo. Quando a água começar a secar, acrescente os demais ingredientes. Deixe cozinhar em fogo baixo até que tudo fique bem cozido. Se necessário, acerte o sal.

Muffin de brócolis

Ingredientes:

2 ovos

2 xícaras de brócolis cozido e picado

1 xícara de chá de farinha de aveia

Sal a gosto

1 colher de chá de fermento em pó

3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Preparo: misture todos os ingredientes e leve para assar em forminhas de cupcake por cerca de 20 minutos ou até que os bolinhos fiquem dourados.

SOBRE O OBA HORTIFRUTI

A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro. 

Atualmente, a marca possui mais de 60 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.

Fonte da matéria postada: PC Comunicação

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.