Municípios maranhenses são contemplados pelo Governo com novas ambulâncias

Novas ambulâncias entregues a municípios maranhenses vão potencializar os atendimentos de emergência de saúde. Os veículos são equipados com materiais e itens indispensáveis a este tipo de ocorrência e foram entregues a prefeituras que muito necessitavam. O governador Flávio Dino conduziu as entregas a 10 gestores municipais e pontuou ser a aquisição fruto de parceria público-privada, com fins a reforçar a ação parceria do Governo com as prefeituras de todo o Maranhão. A entrega ocorreu na manhã desta terça-feira (1º), no Salão de Atos, do Palácio dos Leões, no Centro.

“Todos sabemos a importância de cada veículo desses para salvar vidas e com esse espírito de união e parceria queremos manter fortalecida a relação das gestões. Destaco ainda o papel importante do nosso secretariado, a exemplo do Simplício Araújo, que sei, empenhou todos os esforços para que esta iniciativa pudesse beneficiar os municípios contemplados”, pontuou o governador Flávio Dino. A aquisição das 10 ambulâncias foi realizada pelo Governo, via Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) por intermédio de contrapartida social, negociadas com a cervejaria Ambev. 

“É uma honra fazer parte desta ação, contribuindo para que o Maranhão se desenvolva e fortalecendo nossa presença neste Estado, onde temos uma produção de qualidade e acreditamos muito no potencial desta região”, ressaltou o representante da empresa Ambev, Mateus dos Reis. A entrega é resultado da política de atração de investimentos promovida pelo Governo do Estado, reforça o titular da Seinc, Simplício Araújo. 

Os veículos têm capacidade para atender como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade Semi-Intensiva, podendo se transformar em Unidade de Suporte Avançado (USA). As ambulâncias são equipadas com macas, pranchas, umidificador, cilindro e bala de transporte para oxigênio – usada em caso de atendimento fora do veículo. Na lista de equipamentos existem, ainda: respirador, monitor cardíaco, desfibrilador e medicamentos.

“A orientação clara do governador Flávio Dino é tratar com transparência os negócios do Maranhão e os empreendedores que procuram possibilidade de investimentos no Estado. Neste sentido, o Governo vem conduzindo muito bem essa relação”, avaliou Simplício Araújo. O secretário lembrou que, atualmente, o Maranhão é muito procurado pelos seus incentivos fiscais e oportunidades aos empreendedores. “Entendemos que uma empresa que aqui se instala e se desenvolve, gerando emprego e impulsionando as cadeias produtivas, deve ainda retornar em benefícios ao povo do Maranhão”, reiterou.

As ambulâncias foram entregues aos municípios de Açailândia, Carutapera, Lajeado Novo, São Benedito do Rio Preto, Senador La Roque, Riachão, Tasso Fragoso e aos Hospitais Regionais de Chapadinha, Bacabal e Peritoró.  O prefeito de Riachão, Joab Santos destacou ser “uma importante iniciativa do Governo do Estado, sobretudo por este momento difícil que vive o país e o Maranhão vem conseguindo driblar dificuldades. Esse apoio com a nova ambulância vai fortalecer muito a saúde em nossa cidade”.

O prefeito de Senador La Roque, Dário Sampaio, parabenizou a iniciativa da gestão estadual, reforçando o caráter parceiro do Governo com as prefeituras. “O governador Flávio Dino é digno de admiração e prova, provando que está na contramão da crise. Sempre apoiando e se sensibilizando com a situação dos 217 municípios maranhenses e sempre trabalhando para somar com o desenvolvimento das regiões. Está de parabéns”, enfatizou.  

Também acompanharam a solenidade o vice-governador Carlos Brandão; o secretário de Estado de Saúde (SES), Carlos Lula; o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), Othelino Neto; prefeitos dos municípios contemplados com os veículos; e demais autoridades.

Parcerias

Negociações da Seinc com a iniciativa privada já garantiram ao Maranhão uma série de contrapartidas sociais. Além de um total de 42 ambulâncias, os municípios foram contemplados com casas de farinha, caixas d’água e um caminhão para o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA). Houve, ainda, promoção de reformas e construção de escolas, perfuração de poços, construção de pequenas agroindústrias para cooperativas, ações sociais em pequenas comunidades e doação de equipamentos, gerando emprego e renda nas localidades atendidas.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.