Motoristas de taxis – lotação protestam em frente à Câmara Municipal de São Luís

Manifestação no Centro.
Manifestação no Centro. – Foto: Arlan Azevedo / Imirante.com
Na manhã desta quarta-feira (29), motoristas de táxis-lotação realizaram um protesto em frente à Câmara Municipal de São Luís. Segundo o presidente da Cooperativa de Táxi e Transporte da Área Itaqui-Bacanga (Coopetaib), Charles Silva, eles estavam reivindicando o direito de trabalhar. Entenda o caso:

Apreensão

No último dia 21, quatorze táxis-lotação foram apreendidos pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), com apoio da Polícia Militar, no bairro Centro. A apreensão resultou em tiros, correria e gritos. Segundo a categoria dos “carrinhos”, como também são conhecidos os táxi-lotação, houve uso excessivo de força durante a operação.

Situação legal

A atuação de táxis-lotação é ilegal em São Luís, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), embora atenda à necessidade dos moradores da área Itaqui-Bacanga, que são prejudicados com a carência de transporte coletivo. De acordo com a legislação, transportar passageiros de forma remunerada e sem a autorização do Município é uma infração na qual o motorista é multado e pode ter o veículo apreendido.

No entanto, os manifestantes, que utilizavam um carro de som no qual o presidente da categoria falava, afirmavam que estão buscando formas de se legalizarem, já que o objetivo principal é trabalhar.

Fonte: Imirante.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.