Redes Sociais

Maranhão realizará Conferência Estadual de Educação

Secretário César Pires e técnicos da Seduc preparam o Comae
Secretário César Pires e técnicos da Seduc preparam o Comae

“Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Estadual de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação” será o tema central da Conferência Maranhense de Educação (Comae), que será realizada em novembro deste ano. Técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e das diversas instituições que formam a comissão organizadora do evento estiveram reunidos, esta semana, com o secretário de Educação, César Pires, para discutir a preparação do encontro.

A Comae será precedida de conferências intermunicipais/regionais que acontecerão em setembro nas sedes das 19 unidades regionais de educação, envolvendo, assim, os 217 municípios do Maranhão.

Para o secretário César Pires, o evento é de fundamental importância no processo de melhoria da qualidade do ensino público. “Nossos profissionais de educação não medirão esforços no sentido de orientar os municípios para que, juntos, possamos construir um plano nacional que contemple as necessidades de nosso estado e contribua para fortalecer  a melhoria de todo o sistema educacional”, enfatizou.

Tanto a Comae quanto as Conferências Intermunicipais/Regionais são compromissos educacionais mútuos, preparatórios para a Conferência Nacional de Educação (Conae), que será organizada pelo Ministério da Educação, de 23 a 27 de abril de 2010, com o objetivo de incentivar e fortalecer o debate sobre as necessidades educacionais da sociedade brasileira.

Através do processo participativo de toda a sociedade brasileira, a Conferência Nacional visa reunir desafios inerentes à educação nacional, no âmbito público e privado, oferecendo, com isso, subsídios ao processo de implementação de políticas públicas que ofereçam uma educação de qualidade e acessível a todos.

As propostas votadas e aprovadas nas etapas estaduais e distrital comporão o documento-base da Conae. O texto final, com todas as deliberações, será a referência prioritária na construção do Sistema Nacional Articulado de Educação e nos encaminhamentos relativos ao Plano Nacional de Educação.

Para fazer parte da etapa final da CONAE em 2010, será preciso participar de uma conferência municipal e se eleger como delegado na estadual. Os delegados serão eleitos nos estados segundo critérios definidos pela comissão organizadora nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *