Mais de 20 mil pessoas passara m pela Feira de Empregos e Profissões Uninter

A 2ª Feira de Empregos e Profissões Uninter reuniu 22.021 pessoas em Curitiba, em busca de oportunidades de emprego e qualificação profissional. O evento, que já é considerado um dos maiores da América Latina no segmento, aconteceu no sábado (21/07), em Curitiba, e foi organizado pelo Centro Universitário Internacional Uninter, com o apoio do Ministério do Trabalho, Governo do Estado Paraná, Fenascon, Sineepres e Sindeprestem-PR.

Mais de 3500 vagas foram oferecidas, com salários de R$1.200,00 a R$12 mil, para todos os níveis, desde jovens aprendizes, doutores e pessoas com deficiência. Cerca de 40 empresas participaram da feira, como Caterpillar, Ecco Salva, Farmácias Unipreço, além de empresas da área de Recursos Humanos.

“Em um momento tão delicado como este que vivemos, com tantas pessoas desempregadas, uma ação como essa tem um impacto social enorme e, sem dúvidas, muda a vida de muita gente. É importante destacar que as empresas aproveitam os currículos por até seis meses, portanto até o final do ano muitas pessoas que estiveram na feira serão chamadas para ocupar novas vagas que surgirão neste período”, ressalta Jorge Bernardi, vice-reitor da Uninter e organizador do evento.

Jessé dos Santos, de 49 anos, está desempregado há mais de um ano. Ele se mudou de São Paulo para Curitiba há cinco meses e procura uma vaga de soldador. “Trabalhei na área durante mais de 20 anos e vim para cá em busca de oportunidades. Deixei uma casa própria lá e espero encontrar uma vaga para conseguir me estabelecer na cidade”, conta.

Pessoas de diferentes perfis passaram pelo evento, mas todas com o mesmo objetivo: estabilidade financeira. A estudante de administração, Ana Paula Costa, de 27 anos, esteve na feira e demonstrou otimismo. “Gostei bastante da ação, achei organizada. Consegui entregar com facilidade os currículos nos estandes e preencher as fichas”, relata.

Nos próximos dias, as empresas farão a triagem, agendamento de entrevistas e encaminhamento para contratações. Além disso, os currículos ficarão em um banco de dados e serão utilizados nos próximos meses.

“Durante a feira, as empresas recolheram em média 2.500 currículos cada uma. Conforme surjam as oportunidades, faremos uso dessas informações. No segundo semestre haverá abertura de muitas vagas, em especial de temporários, para o período festivo de Natal, por exemplo” explica Luiz Mauro Lebelem, superintendente do Sindeprestem-PR.

Vestibular

O evento também proporcionou oportunidades para quem deseja estudar. Os professores da Uninter estavam presentes nos mais de 40 estandes dos cursos de graduação, pós-graduação e mestrado, explicando sobre cada um e tirando dúvidas dos futuros estudantes. Os interessados puderam realizar o vestibular na hora para mais de 100 cursos superiores, gratuitamente.

Suellen Lins, de 27 anos, saiu da Feira matriculada no curso de Sociologia, na modalidade educação a distância (EAD). As aulas já começam nesta segunda-feira (23/7). “Foi uma grande facilidade poder realizar a prova durante a feira, já que durante a semana eu teria que sair do trabalho. Optei pelo curso a distância, pois conseguirei adaptar a rotina de estudos ao meu dia a dia”, comenta.

“O mundo profissional está mudando rapidamente, muitas profissões estão desaparecendo e outras surgindo. Por isso, procuramos oferecer para o mercado cursos que atendam às novas demandas, que possam ser inovadores e contribuir com a evolução da sociedade”, explica Bernardi, o vice-reitor.

A Uninter é considerada o maior e melhor centro universitário do país, segundo o Enade/MEC, e há sete anos consecutivos é a mais lembrada no Prêmio Top Educação. Além disso, possui mais de 700 polos de EAD que levam educação de qualidade para todo o país. Somente em 2018 foram lançados 17 novos cursos, entre eles, três que são inéditos no Brasil: Tecnólogo em Investigação Profissional – Habilitação para Detetive Particular, Educador Social e Bacharelado em Psicopedagogia.  Com essa feira, a instituição alia a oferta de empregos com oportunidades para quem quer iniciar ou voltar a estudar.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.