Lagoa do Cassó: Um Paraíso de Águas Cristalinas

Um paraíso com águas calmas e transparentes, localizada a 217 km de São Luís, o Povoado de Cassó, que pertence ao município de Primeira Cruz e faz divisa com as cidades de Barreirinhas e Urbano Santos.

Apesar do acesso aventureiro com estradas de areia (é recomendado veículo com tração 4×4 ou a opção de alugar um transfer de uma Toyota), vale a pena visitar a Lagoa do Cassó, o lugar é lindo e encantador. Na área tem muitos bares, campings e pousadas com opções para passar o dia ou o final de semana.

Como Chegar: Saindo de São Luís, são 194 km de asfalto pelas BR-135 e 402 até a entrada da trilha de 20 km, que dá acesso ao povoado. Por este caminho é necessário um carro 4×4 ou contratar uma Toyota com capacidade para até oito pessoas, que custa R$ 300,00. O transporte terceirizado sai do Povoado Sangue, onde é possível guardar o carro no Estaciomento do Pirrote, com diária de R$ 10,00.Mas, se você preferir, agora também pode chegar à Lagoa do Cassó em carro 4×2. A viagem pela rodovia segue por 217 km e depois por mais 35 km de piçarra.

A novidade é que esse mês um importante investimento que vai melhorar a qualidade do fornecimento de energia para os quase 700 habitantes da região. A ‘Pérola dos Lençóis Maranhenses’, como é conhecido, tem agora mais de 5 quilômetros de uma nova rede de distribuição de energia que levará mais desenvolvimento e qualidade de vida aos cassoenses.

“Antes, por exemplo, as pousadas eram prejudicadas com a sobrecarga de energia, que não aguentava nem os ares-condicionados, os freezers, e hoje os eletrodomésticos funcionam normalmente. Essa melhora contribui tanto para o comércio, quanto para a população. Comentou feliz com a obra o João Filho, motorista na cidade.

“Por toda sua beleza natural e potencial turístico, o Povoado do Cassó merecia essa melhoria na sua rede de distribuição. A Cemar é uma empresa que trabalha para atender cada vez melhor os seus clientes e levar mais desenvolvimento e qualidade de vida para todo o Maranhão. Agora, não apenas as famílias que residem em Cassó, mas os milhares de turistas que visitam esse lindo lugar, também perceberão a nossa energia, ressaltou Augusto Dantas, presidente da Cemar, no momento da entrega da obra no Povoado.

Plano de Investimento: essas obras de melhorias são resultado do planejamento desenvolvido pelo Grupo Equatorial Energia que busca atender à crescente demanda de energia no Estado. Já são 15 anos de gestão do Grupo Equatorial, com investimentos constantes em infraestrutura e tecnologia para melhor atender a população. Para o ano de 2019, o plano de investimentos continua com mais de 220 milhões de reais nas áreas de expansão, manutenção e modernização do sistema elétrico em todo o estado do Maranhão.

As opções de pousadas são: Pousada do Gaúcho, Porto dos Ventos e Porto do Caju. Visitamos dessa vez, a Pousada Porto do Caju, que oferece apartamentos com capacidade para duas ou até cinco pessoas, todos climatizados, com frigobar, chuveiro  elétrico e Wi-Fi. A diária inicia as 13 horas e encerra as 11 horas. Tem estrutura na beira da lagoa com mesas e cadeiras, redes, caiaque e stad up paddle para os hóspedes. Também tem bar e restaurante com cardápio regional delicioso com galinha caipira, capão, bode no leite de côco, peixe frito, peixada, camarão, carne de sol de filé, sanduíches, etc.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.