Instituições que atendem pacientes com câncer recebem donativos do Fórum de São Luís

O Hospital Aldenora Bello, Hospital do Câncer do Maranhão Tarquínio Lopes Filho e Fundação Antonnio Bruno receberam nessa terça-feira (13) donativos da campanha Outubro Rosa e Novembro Azul, realizada pelo Fórum Des. Sarney Costa (Calhau). As instituições atendem em São Luís pessoas em tratamento do câncer, oriundas da capital e do interior do estado. Foram doados materiais de higiene e limpeza para uso dos pacientes internados nas unidades de saúde e das casas de apoio.

A entrega foi feita diretamente nas instituições pela coordenadora administrativa Liana Rachel Bandeira, representando o diretor do fórum, juiz Sebastião Lima Bonfim. Os produtos foram doados por magistrados e servidores do Fórum de São Luís e também nos postos de coleta disponibilizados na Corregedoria Geral de Justiça (Centro), Escola da Magistratura (Calhau), OAB-MA (Calhau), Fórum Eleitoral (Anel Viário), Tribunal de Justiça (Centro) e Defensoria Pública (Praia Grande).

Na Fundação Antonio Brunno (Planalto Anil II), os donativos foram entregues aos fundadores Antonio e Fátima Lima Sousa, pais de Antonio Brunno Pessoa Sousa que criou o projeto da casa de apoio durante seu tratamento contra o câncer. A instituição foi fundada em 2011, após a morte do rapaz e hoje acolhe diariamente 60 pacientes e acompanhantes do interior do Maranhão, que buscam tratamento do câncer em São Luís. A casa é mantida integralmente por doações. Para doar, os interessados podem buscar mais informações por meio do telefone (98) 3181-0016.

A enfermeira Geysa Lima, do Núcleo de Educação Permanente do Hospital do Câncer do Maranhão Tarquínio Lopes Filho, disse que o material de limpeza doado pelo Fórum será utilizado nas áreas de atendimento e setor de internação dos 130 leitos da unidade de saúde e os produtos de higiene pessoal vão compor os kits a serem distribuídos, durante a confraternização natalina organizada pelo Grupo de Terapeutas Ocupacionais, na próxima terça-feira (20), às 10h, com os pacientes internados e seus acompanhantes. Antes Hospital Geral, há dois anos a unidade, que é pública, foi transformada em centro de referência para tratamento do câncer, com serviços que vão de consultas, exames especializados a internação e cirurgias.

No Hospital do Câncer Aldenroa Bello, os donativos foram recebidos pelas voluntárias da Fundação Antônio Dino, Peti Almeida e Lúcia Oliveira. As doações serão destinadas às duas casas (crianças e adultos) que acolhem pacientes vindos do interior do Maranhão, para tratamento na capital. A fundação é a mantenedora do hospital de referência no tratamento oncológico e também das duas casas de apoio que atualmente acolhem 29 adultos e 12 crianças com acompanhante.

Outubro Rosa – como parte das atividades do “Outubro Rosa” de combate ao câncer de mama, o Fórum realizou a II Mostra Fotográfica Impressões de Mulher, com fotografias produzidas pela servidora e fotógrafa Josy Lord, reunindo 25 mulheres mastectomizadas, do Hospital Aldenora Belo e Hospital Tarquínio Lopes Filho. Tudo foi produzido durante sessão de maquiagem e limpeza de pele com as mulheres, no próprio Fórum. Houve também palestra com a oncologista Ana Lícia Maia e Silva, no auditório Des. José Joaquim Ramos Filgueiras (térreo), evento aberto à comunidade.

Novembro Azul – durante a campanha de combate ao câncer de próstata, o Fórum de São Luís promoveu palestra sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer masculino, ministrada pelo médico urologista Valden Monteles. Após a palestra, os personagens da comédia Pão com Ovo (Dijé, Clarisse e Zé Maria) fizeram uma esquete (peça de curta duração), abordando o tema da campanha Novembro Azul. A comédia Pão com Ovo tem o patrocínio da Cemar e Governo do Maranhão por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Em parceria com o Hospital do Câncer Aldenora Bello e a Psiu Indústria de Bebidas, o Fórum instalou, no hall do prédio, a Geladeira Solidária, sendo todo o montante arrecado com a venda dos produtos (refrigerantes, água, sucos e energéticos Psiu) destinado ao hospital.

 

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.