Iniciada II turma de Especialização em Gestão Escolar

A solenidade de abertura da segunda turma do Curso de Especialização em Gestão Escolar, destinada a gestores de escolas públicas do Maranhão, foi realizada, na tarde de quinta-feira (6), no Palácio Henrique de La Rocque. A especialização em Gestão Escolar é fruto da ação conjunta da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Ministério da Educação (MEC) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

A secretária-adjunta de Ensino da Secretaria de Educação, Graça Tajra, ressaltou a importância do curso a comunidade escolar. “A escola é o retrato do gestor que comanda essa escola. Com a especialização em gestão escolar, estamos dando oportunidade para que nossos gestores administrem de forma mais segura e eficaz as unidades de ensino”.

A coordenadora do Curso de Especialização, Lucinete Marques, destacou a parceria entre as esferas federais, estaduais e municipais, para a realização do curso. “Desenvolveu-se uma ação cooperativa entre os órgãos para que esta capacitação acontecesse. O curso pretende formar gestores na perspectiva de uma gestão democrática e uma concepção teórica-prática, para mudar a prática da gestão escolar”, disse.

Ela afirmou que esta é uma iniciativa do Programa Nacional da Escola de Gestores. “Esse é um dos instrumentos utilizados pelo MEC para garantir a melhoria do processo ensino aprendizagem e para participar do curso, o diretor e o vice-diretor, devem ser do quadro efetivo na rede pública de ensino”, disse a professora Clélia.

Os mais de 700 gestores que se inscreveram para o curso de especialização, ainda serão submetidos a um prova de seleção que será realizada dia 15 de maio. De acordo com a superintendente de Gestão Educacional da Seduc, Zélia Mendonça, a expectativa é superar o número de participantes. Segundo ela, participaram da primeira turma 200 gestores e 100 coordenadores pedagógicos da rede estadual dos 217 municípios do Maranhão.

“Nesta segunda turma, a Seduc realizou um trabalho conjunto com a Ufma e com o Programa Gestão Nota 10, desenvolvido pela Secretaria de Educação, no sentido de trazer o maior número de gestores para participarem do curso”, observou Zélia Mendonça.

Além dos gestores educacionais da Seduc, estiveram presentes na solenidade de lançamento do curso o reitor da Ufma, Natalino Salgado; representando o Ministério da Educação, Clélia Mara Santos; representantes da Undime; gestores; coordenadores; e supervisores escolares.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.