Hora de soltar o pé: Flamengo é o segundo time que menos chuta a gol

É cena corriqueira no Maracanã ver torcedor do Flamengo reclamando da falta de chutes a gol da equipe. Roda a bola perto da área, mas hesita. Neste Brasileiro, o Rubro-Negro é o penúltimo no número deste fundamento (veja no gráfico ao lado), 49, superando apenas o Avaí, que tem 46. No topo da estatística está justamente o adversário deste sábado, o Atlético-MG, com 85.

Gabriel, maior chutador do Flamengo – com oito -, estimula a si próprio e aos companheiros a insistirem mais nos tiros ao alvo. Mas pede que não o façam de forma desesperada.

– Temos que insistir nos chutes. Quanto mais chutes, melhor. Quer dizer que estamos chegando com perigo no ataque. Mas não pode ser de qualquer jeito, tem que ser com qualidade. Quando estivermos bem posicionados, temos que arriscar os chutes. Aumentam as chances de gol – disse.

Embora Gabriel seja o líder do time no quesito, na visão abrangente, é apenas o 35º do campeonato – há outros quatro atletas com o mesmo número de chutes, porém, têm menos jogos. O próprio se cobra a arriscar mais.

– Apesar de ser o que mais chuta no time até o momento, acho que tenho que intensificar mais, chutar mais. Tenho procurado sempre entrar na área, o que me deixa com mais possibilidade de finalização. Eu e meus companheiros estamos trabalhando para dar mais trabalho aos adversários e, consequentemente, fazermos mais gols – avaliou o atacante.

É bom destacar que, embora seja o penúltimo em chutes, o Flamengo não vai tão mal quando o quesito é finalizações, que engloba não apenas os arremates, mas também as cabeçadas, cobranças de falta e de pênalti. É o sexto, com 77. A diferença é influenciada pelo fato de o Flamengo liderar o ranking de cabeceios a gol, com 28.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.