Governo realiza palestra sobre comportamento no trânsito no Hospital UDI

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizou, nesta quinta-feira (13), a palestra “Aspectos do Comportamento Humano no Trânsito” para funcionários do Hospital UDI, durante a XX Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (SIPAT). A atividade faz parte de uma parceria do órgão com o hospital e visa conscientizar os colaboradores para a responsabilidade humana no trânsito e o grande índice de acidentes viários.

A palestra foi proferida pela psicóloga e analista de trânsito do Detran-MA, Vanessa Barros Espíndola, que abordou a necessidade de pensar o trânsito como um ambiente coletivo, de disputas variáveis, ambientais e comportamentais, onde é necessário a participação individual e consciente de todos, seja pedestre ou motorista.

“As estatísticas comprovam que 97% dos acidentes são caudados pelo fator humano. Temos que rever o nosso comportamento e a nossa responsabilidade em relação aos cuidados no trânsito como atenção, respeito e calma. A pressa e a velocidade nunca serão o caminho de um trânsito responsável”, ressaltou a analista.

O público presente no auditório da UDI, que acompanhou a palestra, se manifestou de forma positiva, tirando suas dúvidas e fazendo avaliações. O engenheiro de Segurança do Trabalho, João Wilker Lima, avaliou as atividades educativas, junto ao hospital, muito proveitosas. “Sempre que a equipe do Detran-MA vem aqui ficamos felizes. Através destas palestras, temos buscado conscientizar nossos colaboradores para suas responsabilidades no trânsito”, afirmou ele.

Dawhamy Miranda Serra, do setor de Imagem do hospital, achou a palestra muito eficiente para conscientizar as pessoas em relação ao seu papel no trânsito. “Esquecemos que todos fazemos parte do trânsito e que precisamos estar atentos aos cuidados com a nossa postura nesse ambiente. Tanto como motoristas ou como pedestres, somos responsáveis pela vida. A palestra foi excelente”, destacou.

A atividade realizada no Hospital UDI que, também, contou com a participação do projeto Transitarte do Detran-MA, com uma performance intitulada “Todo mundo tem direito à vida” faz parte das ações educativas realizadas pela equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.