Governo promove palestra sobre o Novembro Azul para servidores

A Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), por meio da Unidade Gestora de Atividades Meio (Ugam), promoveu palestra aos seus servidores como parte da campanha nacional Novembro Azul, que é dirigida à sociedade, especialmente aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O evento, que aconteceu na quinta-feira (23), teve a participação de cerca de 30 servidores. De acordo com a servidora e assistente social Cristina Oliveira, que ministrou a palestra, o melhor caminho ainda é a conscientização, uma vez que muitos homens ainda enfrentam um certo preconceito em procurar um atendimento médico.

A palestrante disse que é importante, para os homens, estarem atentos à prevenção, pois evita problemas sérios no futuro. “Ir ao médico, fazer exames, o certo é sempre procurar prevenir. Infelizmente, muitos ainda têm preconceito em relação a procurar um médico e se cuidar”.

Cristina Oliveira disse que a metodologia de divulgação de medidas socioeducativas está surtindo efeito. “Através das oficinas, rodas de conversas, a gente trabalha a conscientização, que acaba trazendo uma reflexão para os homens. A conscientização é sempre o melhor caminho”.

Para Whollengledson Silva, de 28 anos, funcionário do setor de Serviços Gerais da Secretaria, a palestra serviu para esclarecer muitas dúvidas, tanto para os mais novos que estavam presentes, quanto para os mais velhos, alvos da campanha.

“A palestra foi bem explicativa, bem dinâmica, os colegas souberam interagir, serviu para tirar várias dúvidas. Apesar de novo, eu costumo me cuidar, gosto sempre de participar desses tipos de palestras, até mesmo para ficar bem informado e saber das novidades. Faço exames periódicos, e é como diz o ditado- é sempre prevenir do que remediar”, destacou o funcionário.

O supervisor do setor de Informática, Almino Cutrim, que também participou da palestra, destacou a relevância do tema, uma vez que englobou não só a questão do câncer de próstata, mas o conjunto todo de prevenção de doenças. “Temos poucas informações em relação a saúde do homem e gostei bastante das orientações que nos foram passadas”, disse. Ele afirmou que sempre faz exames e atividades físicas. “Temos que nos cuidar sempre”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: GOVERNO DO ESTADO

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.