Governo e comunidade escolar do C. E. Bacelar Portela debatem reestruturação do ensino na unidade

 

Representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (30) com a comunidade escolar do Centro de Ensino Dr. João Bacelar Portela para debater sobre o processo de reestruturação do Ensino Médio na escola que, a partir de 2018, será em tempo integral, aliado à formação técnica e profissional. A reunião, que foi liderada pelo secretário Felipe Camarão, contou com a participação de inúmeros professores e alunos, que aproveitaram o momento para esclarecer dúvidas sobre o processo de reestruturação.

O Bacelar Portela é uma escola tradicional da capital maranhense, cuja história está firmada na oferta de educação técnica. Porém, ao longo dos anos, a unidade foi entregue ao descaso, bem como a estrutura de seu prédio, que passou longos 20 anos sem reformas estruturais e no próprio modelo pedagógico.

Reunião contou com a participação de alunos e professores do C. E. Bacelar Portela. (Foto: Divulgação)

Reunião contou com a participação de alunos e professores do C. E. Bacelar Portela. (Foto: Divulgação)

“Foram uma série de descasos que resultou no comprometimento da oferta da educação profissionalizante atrelada ao ensino médio no C. E. Bacelar Portela. Para se ter uma ideia, há quase uma década a escola estava sem reconhecimento do Conselho Estadual de Educação para a oferta dos cursos técnicos. O Governo Flávio Dino regularizou essa situação, está reconstruindo a escola e a partir de 2018 ela terá uma outra realidade; será uma escola em tempo integral revitalizada, ofertando educação com qualidade para os estudantes, como ela verdadeiramente merece ser”, destacou o secretário.

O professor de matemática, Carlos Cunha, avalia o momento como um diálogo aberto e que teve como resultado o atendimento das reivindicações da comunidade escolar. “Reunião muito produtiva. A vinda do secretário e sua equipe demonstra a Seduc aberta ao diálogo, à conversa franca. Me pareceu colocada à par de todo o processo, pois esta não é a primeira reunião, é a terceira ou a quarta reunião que tivemos. E com muita habilidade do secretário manteve a discussão, discordamos em pontos, mas no final o Bacelar Portela de uma forma geral, encontra-se contemplado. Teve sua demanda atendida e fico satisfeito”, declarou.

“Momento muito bom, muito produtivo, a escola ser integral será bom para cada um que estudar aqui, porque poderemos aprender mais. Pessoas que já estão pensando em seu futuro, ter um curso técnico já é muito bom e vai ser muito produtivo para a vida profissional”, afirmou a estudante Abigail Silva Ferreira, do 1º ano.

Reconstrução do Centro de Ensino

Após 20 anos sem reforma, o C. E. Dr. João Bacelar Portela está sendo reconstruído pelo Governo. O antigo prédio cheio de problemas estruturais, dia após dia está dando lugar a uma nova edificação, que no início do ano letivo, em 2018, estará de portas abertas com a oferta de ensino médio em tempo integral aliado à educação profissional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: GOVERNO DO ESTADO

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.