Governo promove diálogo sobre Previdência Social com trabalhadores usuários do Sine

Um dos temas mais discutidos atualmente no país, a Previdência Social, foi tema principal da atividade Acorda Trabalhador, desenvolvida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres). A atividade é realizada semanalmente às terças-feiras na agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Centro de São Luís, e tem como principal objetivo oferecer momentos que elevem a autoestima e ofereçam informação aos trabalhadores usuários do Sine, que estão em busca de trabalho ou do Seguro Desemprego.

O secretário do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, frisou que o tema segue, exatamente, o objetivo da atividade. “A ideia do Acorda Trabalhador é exatamente essa: trabalhar a motivação, informar, capacitar e melhorar as condições daqueles trabalhadores e trabalhadoras que buscam algum serviço no por meio do Sine”, ressaltou.

O mediador do diálogo sobre Previdência Social aos trabalhadores foi a assistente social Jeane Nunes, do Programa de Educação Previdenciária (PEP), iniciativa da Gerência do INSS em São Luís. Além de levar informações gerais sobre a política previdenciária, ela tirou várias dúvidas dos usuários do Sine. “O diálogo foi muito importante porque ajudou muitos trabalhadores a sanar dúvidas sobre seus direitos. Hoje a política previdenciária está relacionada com a política do trabalho, pois a inclusão no mercado de trabalho gera direitos aos benefícios da política previdenciária”, relatou.

A filiação à Previdência Social pode ser requerida não apenas por quem está trabalhando com carteira assinada, mas como autônomo, facultativo, ou até mesmo as donas de casa. Assim, o trabalhador estará segurado e poderá ter direito a esses benefícios.

A dona de casa Josiane Dias, de 32 anos, quis saber a forma de contribuição previdenciária para donas de casa e contou que tirou sua dúvida. “Não sabia que mesmo não tendo carteira assinada tinha direito à Previdência. Hoje me explicaram sobre o mínimo que tenho que pagar para garantir minha aposentadoria”, relatou.

Acolhida
Além do diálogo temático, o Acorda Trabalhador sempre realiza uma acolhida dinâmica e motivacional aos usuários do Sine. Na edição desta terça-feira (28), foram distribuídas rosas aos trabalhadores e trabalhadoras com a mensagem de que é necessário ter esperança e confiança nas atitudes do dia a dia, principalmente nas ações relacionadas ao trabalho.

Acorda Trabalhador
Realizado semanalmente às terças-feiras, o Acorda Trabalhador é voltado ao público que busca atendimento de intermediação de mão de obra e seguro desemprego na agência do Sine Centro. A atividade acontece no salão de atendimento da agência, com duração aproximada de meia hora. Utilizando recursos audiovisuais e subdivida em quatro eixos – acolhida, momento cívico, momento de espiritualidade e reflexão a partir de algum tema específico -, a atividade eleva a autoestima e a capacidade reflexiva do trabalhador.

Ação Germinar
O Acorda Trabalhador integra as atividades da Ação Germinar, iniciativa do Sine que objetiva desenvolver ações pontuais, estruturadas de curta duração e de forma sistematizada, proporcionando ao trabalhador um espaço de reflexão sobre as demandas envolvidas no processo de contratação ou de recolocação profissional.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.