Redes Sociais

Governo promove diálogo sobre Previdência Social com trabalhadores usuários do Sine

Um dos temas mais discutidos atualmente no país, a Previdência Social, foi tema principal da atividade Acorda Trabalhador, desenvolvida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres). A atividade é realizada semanalmente às terças-feiras na agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Centro de São Luís, e tem como principal objetivo oferecer momentos que elevem a autoestima e ofereçam informação aos trabalhadores usuários do Sine, que estão em busca de trabalho ou do Seguro Desemprego.

O secretário do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, frisou que o tema segue, exatamente, o objetivo da atividade. “A ideia do Acorda Trabalhador é exatamente essa: trabalhar a motivação, informar, capacitar e melhorar as condições daqueles trabalhadores e trabalhadoras que buscam algum serviço no por meio do Sine”, ressaltou.

O mediador do diálogo sobre Previdência Social aos trabalhadores foi a assistente social Jeane Nunes, do Programa de Educação Previdenciária (PEP), iniciativa da Gerência do INSS em São Luís. Além de levar informações gerais sobre a política previdenciária, ela tirou várias dúvidas dos usuários do Sine. “O diálogo foi muito importante porque ajudou muitos trabalhadores a sanar dúvidas sobre seus direitos. Hoje a política previdenciária está relacionada com a política do trabalho, pois a inclusão no mercado de trabalho gera direitos aos benefícios da política previdenciária”, relatou.

A filiação à Previdência Social pode ser requerida não apenas por quem está trabalhando com carteira assinada, mas como autônomo, facultativo, ou até mesmo as donas de casa. Assim, o trabalhador estará segurado e poderá ter direito a esses benefícios.

A dona de casa Josiane Dias, de 32 anos, quis saber a forma de contribuição previdenciária para donas de casa e contou que tirou sua dúvida. “Não sabia que mesmo não tendo carteira assinada tinha direito à Previdência. Hoje me explicaram sobre o mínimo que tenho que pagar para garantir minha aposentadoria”, relatou.

Acolhida
Além do diálogo temático, o Acorda Trabalhador sempre realiza uma acolhida dinâmica e motivacional aos usuários do Sine. Na edição desta terça-feira (28), foram distribuídas rosas aos trabalhadores e trabalhadoras com a mensagem de que é necessário ter esperança e confiança nas atitudes do dia a dia, principalmente nas ações relacionadas ao trabalho.

Acorda Trabalhador
Realizado semanalmente às terças-feiras, o Acorda Trabalhador é voltado ao público que busca atendimento de intermediação de mão de obra e seguro desemprego na agência do Sine Centro. A atividade acontece no salão de atendimento da agência, com duração aproximada de meia hora. Utilizando recursos audiovisuais e subdivida em quatro eixos – acolhida, momento cívico, momento de espiritualidade e reflexão a partir de algum tema específico -, a atividade eleva a autoestima e a capacidade reflexiva do trabalhador.

Ação Germinar
O Acorda Trabalhador integra as atividades da Ação Germinar, iniciativa do Sine que objetiva desenvolver ações pontuais, estruturadas de curta duração e de forma sistematizada, proporcionando ao trabalhador um espaço de reflexão sobre as demandas envolvidas no processo de contratação ou de recolocação profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *