Governo inaugura UTI Materna e entrega novas ambulâncias nesta terça-feira (28)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) entrega a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Materna do Hospital e Maternidade Marly Sarney (HMMS), nesta terça-feira (28), às 16h. O serviço é um dos investimentos do Governo para fortalecimento da rede materno-infantil no Maranhão.

A UTI Materna atenderá pacientes obstétricas graves, tanto no período pré, como intra e pós-parto, com doenças próprias da gravidez ou nela intercorrentes, requerendo internação em regime de cuidados intensivos. O serviço disponibilizará oito leitos para atender pacientes integradas ao Sistema de Regulação de Leitos Obstétricos da SES, que assegura a transferência das gestações de alto risco para o HMMS, unidade de referência.

O corpo clínico da UTI Materna é formado por plantonistas especialistas em terapia intensiva e ginecologistas obstetras. As pacientes contarão também com os cuidados de uma equipe de enfermagem especializada em UTI, assim como com o apoio de médicos nas especialidades de cardiologia, anestesiologia, neurologia, infectologia, fisioterapia respiratória, psicologia, e outros.

Ambulâncias

O Governo também fará a entrega de mais seis ambulâncias aos gestores dos municípios de Mirinzal, São João Batista, Pio XII, Mirador, Pedreiras e São Benedito do Rio Preto. O ato acontece nesta terça-feira (28), às 15h, em frente ao Palácio dos Leões. Por determinação do governador Flávio Dino, os 217 municípios devem receber uma ambulância da gestão estadual.

As ambulâncias estão equipadas com maca, pranchas, umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio. As unidades possuem sistema de monitoramento contínuo, para prestar socorro a pacientes potencialmente graves ou com descompensação no sistema orgânico. O veículo pode ser utilizado como unidade básica ou Unidade de Suporte Avançado (USA).

Os municípios de Colinas, Barreirinhas, Peritoró, Presidente Dutra, Raposa, Alto Parnaíba, Arame, Benedito Leite, Bom Jesus das Selvas, Central do Maranhão, Governador Nunes Freire, Matinha, Fortaleza dos Nogueiras, Santa Luzia do Tide, Senador La Roque, Tasso Fragoso, Tutóia, Penalva, Santa Luzia do Paruá, Paço do Lumiar, Bom Jardim, Buriti Bravo, Coelho Neto, Formosa da Serra Negra, Paraibano, Presidente Vargas e Turiaçu já foram contemplados com a entrega de ambulâncias pelo Governo do Estado, que investiu R$ 160 mil em cada veículo.

SERVIÇO
O QUÊ: Governo inaugura UTI Materna e entrega novas ambulâncias;
QUANDO: Terça-feira (28);
ONDE: Hospital e Maternidade Marly Sarney – Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n – Cohab, São Luís, às 16h; Entrega de ambulâncias – Em frente ao Palácio dos Leões, às 15h.
CONTATO: Ascom SES (98) 98431 7677 (98) 98413 4404

Sugestões de sonora

  • Governador Flávio Dino
  • Secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula
  • Diretor geral HMMS, Edson Cunha
  • Gestantes

Sugestões de imagens

  • UTI Materna
  • Equipamentos
  • Camas
  • Equipe médica
  • Fachada do Hospital

FONTE: GOVERNO DO ESTADO

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.