Governo do Estado lança curso de formação do Programa Maranhão Sem Queimadas em Trizidela do Vale

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e a Prefeitura Municipal de Trizidela do Vale, realizou, na terça (21) e quarta-feira (22), o lançamento do Programa Maranhão Sem Queimadas – Eixo Brigadistas e o Curso de Formação de Brigadistas, em Trizidela do Vale.

Na terça-feira (21) ocorreu o lançamento do Programa Maranhão Sem Queimadas – Eixo Brigadistas, no Centro de Convenções Dr. Kleber Carvalho Branco, em Trizidela do Vale. O Programa objetiva realizar a formação de grupos de dez brigadistas nos municípios do estado que possuem expressivo quantitativo de focos de queimadas, a fim de capacitar os participantes para combater incêndios florestais.

Na oportunidade, aconteceu a assinatura do termo de entrega e recebimento de equipamentos para formação de brigadistas, além de palestras. A supervisora de Combate e Controle ao Desmatamento e Queimadas da SEMA, Scarleth Vieira, realizou a palestra “Legislação, práticas sustentáveis, monitoramento e fiscalização de queimadas”. 

Scarleth Vieira explicou que as ações estratégicas estão sendo destinadas à formação de brigadistas. “Com isso, o Governo do Maranhão, através da SEMA, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e, também, a Prefeitura Municipal de Trizidela do Vale, realizou essa atividade”, explicou.

“O intuito é orientar, sensibilizar e conscientizar a população de Trizidela do Vale sobre os impactos ambientais oriundos das queimadas e incêndios florestais, assim como os prejuízos que podem causar à saúde das pessoas, principalmente agora nesse período que nós estamos em pandemia”, completou a supervisora da SEMA.

O prefeito de Trizidela do Vale, Deibson Balé ressaltou a satisfação do município ser beneficiado com o Programa Maranhão Sem Queimadas – Eixo Brigadistas, no Dia da Árvore. 

“Nós temos nos esforçado para fornecer as orientações corretas e necessárias para toda a população, fazendo a prevenção, associado ao trabalho do Corpo de Bombeiros. Então, é de suma importância receber a visita dos representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, além dos kits que serão necessários em casos de focos de queimadas, para que possamos cuidar ainda mais da nossa cidade e evitar transtornos maiores”, afirmou o prefeito.

Para o secretário Municipal de Meio Ambiente de Trizidela do Vale, Raimundo Fernandes, a ação é muito importante porque as pessoas não têm compreensão do perigo e dos problemas que são ocasionados no meio ambiente com as queimadas. 

“Assim, essa atitude da SEMA é louvável, porque é, através da educação, que vamos conscientizar a população, para que possam entender os problemas das queimadas, que além de ser crime, só trazem perigo ao meio ambiente”, avaliou o secretário. 

Curso

A programação teve continuidade durante a quarta-feira (22), com a realização do curso de formação de brigadistas. 

O comandante da 13ª Companhia Independente de Bombeiro Militar (13ª CIBM), de Trizidela do Vale, capitão Joel Machado comemorou a ação. “Hoje, nós efetivamos o Programa Maranhão Sem Queimadas – Eixo Brigadistas e realizamos um treinamento de Bombeiros Civis e da Guarda Municipal de Trizidela do Vale, a fim de que possamos intervir na prevenção e no combate de incêndio florestal nos municípios em questão”.  

A programação do curso de formação de brigadistas contou com palestras ao longo do dia sobre primeiros socorros na teoria e prática, incêndios e queimadas florestais, com apresentação de técnicas para combate, além da demonstração do uso dos equipamentos recebidos pelo município.

Fonte da matéria postada: SEMA 
Texto: Milena Soares
Fotos: Milena Soares

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.