Governo discute ampliação da presença da Jucema no estado

O governador do Estado, Flávio Dino, discutiu com o presidente da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), Sérgio Sombra, estratégias para ampliar a presença da autarquia no Maranhão como forma de facilitar o acesso dos empresários aos serviços prestados pela Junta maranhense e, assim, estimular a atividade empresarial. As diretrizes para essa ação estiveram em pauta durante audiência nesta terça-feira, 7, entre Sombra e o chefe do Executivo.

Como primeira medida, ficou definido que será instalado um posto da Jucema no Viva de Pastos Bons e criado um escritório regional da Junta em Santa Luzia. “Com isso vamos ampliar a presença da Jucema em regiões ainda não assistidas”, justificou Flávio Dino. Atualmente, a Jucema conta com 23 pontos de atendimento em todo o estado, sendo quatro na Grande Ilha, incluindo a sede, localizada no centro de São Luís, três unidades descentralizadas instaladas nos Vivas Beira-Mar, Shopping da Ilha e Shopping Pátio Norte, além de Postos Avançados e Escritórios Regionais em 19 municípios maranhenses.

Também foi ponto de pauta a implantação da RedeSim ( Rede Nacional para Simplificação de Registro Mercantil) em 112 municípios restantes. O sistema, que no Maranhão recebeu o nome de Empresa Fácil, visa facilitar a abertura, alteração e baixa de registro mercantil e, atualmente, está presente em 105 cidades maranhenses. Na ocasião, o presidente Sérgio Sombra apresentou o novo coordenador da RedeSim no Maranhão, o servidor Ricardo Diniz. Para avançar na implantação da rede, a Jucema participará da próxima reunião com os superintendentes regionais que acontecerá ainda neste mês. A ideia é sensibilizar os prefeitos que ainda não aderiram à RedeSim, via a superintendência regional.

Outra ação discutida, que visa apoiar a atividade empresarial no Maranhão, é a instalação do Escritório do Empreendedor na nova sede da Jucema, localizada na praça D. Pedro II. No prédio, que passa por reforma e deve ser inaugurado no próximo ano, será destinado um espaço com todos os serviços necessários, orientações e informações para que o empresário possa desenvolver o seu negócio.

“Nosso objetivo é facilitar, desburocratizar e incentivar a atividade empresarial no Maranhão oferecendo todas as condições necessárias para que o empresário possa desenvolver seu negócio sem qualquer obstáculo e com todo o suporte necessário e, assim, o nosso estado possa ter um ambiente econômico mais favorável”, disse Sergio Sombra.

Caravana do Empreender

Durante a audiência, Sérgio Sombra apresentou o relatório das ações da Jucema até o momento e discutiu a realização da primeira Caravana do Empreender de 2017, que terá instalada no mês de maio. Lançado inicialmente em São Luís, projeto percorrerá os municípios maranhenses como mais uma medida voltada para incentivar o empreendedorismo no estado.

Como forma de aprimorar ainda mais a prestação do serviço, ficou definido que a Jucema fará um estudo de viabilidade sobre a oferta de linhas de créditos para os microempreendedores individuais, a exemplo do que já é oferecido em São Paulo, tendo o Governo do Estado como avalista. A proposta foi apresenta por Sérgio Sombra em recebida com simpatia pelo governador Flávio Dino.

FONTE: GOVERNO DO ESTADO

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.