Governo apresenta produtos do Maranhão à comitiva chinesa

Em mais uma iniciativa de estreitar a relação comercial de empresas locais com outros países, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), reuniu, recentemente, empreendedores maranhenses, visando apresentar o potencial dos produtos regionais a uma comitiva chinesa.

A apresentação permitiu que o Cônsul Comercial da República Popular da China em São Paulo, He Jun, conhecesse os produtos genuinamente maranhenses, por meio de uma sequência de apresentações feitas pelo empresariado local, seguidas de degustações.

“É importante conduzir as empresas maranhenses à China, uma das alternativas é pela Missão Empresarial que realizamos todos os anos, a fim de fortalecer esse relacionamento comercial”, garantiu o secretário da Seinc, Simplício Araújo.

Em sua estadia no Maranhão, o cônsul He Jun, pôde conhecer uma grande capacidade do estado em produzir produtos agrícolas e alimentos de processamento artesanal, o que considera muito especial para a China. Ele acredita que a troca de conhecimentos deve ser mais frequente entre China e Maranhão e que o envio da comitiva maranhense por meio da Missão Empresarial articulada pela Seinc pode ajudar, apostando em Missões Chinesas ao Maranhão também, para discutir interesses de negócios.

“O Maranhão tem um grande potencial para cooperar parceria com a China, especialmente na área de agronegócio ou processamento de alimento”, observou.

Para Romulo Mendes, proprietário da empresa Pronutre, a oportunidade “Está sendo novamente fundamental para que estejamos cada vez mais expondo e tentando compreender as demais culturas, permitindo a exportação”.

Já a gerente da empresa Coquilho do Brasil, Luzete Souza sintetiza como foi a experiência. “É uma forma de mostrarmos o potencial do estado e expandir nossos produtos para além do Brasil.

Missão Empresarial Maranhense à China 2019

A Missão Empresarial Maranhense é uma iniciativa da Seinc, em parceria com Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) e Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), que tem por objetivo principal fomentar uma relação comercial permanente entre empresários maranhenses e outros países, com foco na importação de equipamentos e artefatos industriais e na exportação de produtos do Maranhão.

Lançada na última sexta-feira (26), o evento contou com a presença de representantes da China Trade Center e do Cônsul He Jun, além de executivos, empresários e entidades da classe empresarial maranhense. O evento será realizado em outubro e inclui visitas técnicas, institucionais e participação em eventos, como a maior feira multissetorial do mundo, a Canton Fair 2019.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.