Governo amplia em mais de 70% a oferta de consultas e exames especializados com Policlínicas

Fonte: SES
Texto: Jessica Wernz
Foto: Márcio Sampaio

Com a expansão da rede de policlínicas implantada no Maranhão, o Governo do Estado está ampliado o acesso a consultas e exames especializados. Com o aumento em 70% na oferta dos serviços, entre 2019 e 2020, a população se beneficia com a redução no tempo de espera entre a marcação e o atendimento. Entre os resultados alcançados com os equipamentos que passaram a integrar a rede estadual de saúde está a eliminação da fila de espera para consultas com especialidades como Ortopedia, Neurologia e Cardiologia.

“Também não temos mais espera para exames cardiológicos, por exemplo. Além disso, aperfeiçoamos o sistema de marcação oferecendo novos canais. Antes, só funcionávamos com o Disque Saúde e, hoje, nós contamos com o site e o aplicativo do Procon, além do agendamento presencial nos Vivas, para que os usuários do sistema público de saúde possam agendar com maior facilidade o seu atendimento”, destaca a coordenadora da Central Integrada de Regulação Ambulatorial do Maranhão, Mércia Gonçalves. 

Entre as especialidades com maior disponibilidade estão Angiologia, clínica médica, dermatologia, nutrologia, proctologia, nutrição, pneumologia, neurologia, cardiologia, otorrinolaringologia, ortopedia, urologia, mastologia, geriatria, gastroenterologia e hepatologia, além dos procedimentos como cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia plástica, cirurgia de aparelho digestivo e cirurgia torácica.

Para a marcação, atendimentos nas áreas de clínica geral, ginecologia e pediatria são os únicos que não necessitam de encaminhamento. Para as demais especialidades, o encaminhamento (que pode ser de qualquer unidade do SUS no Maranhão) deve ser apresentado para o agendamento.

Em todo o estado, nove policlínicas já foram entregues. São cinco em São Luís: Diamante, Vinhais, Vila Luizão, Cidade Operária e Cohatrac. Também contam com policlínicas os municípios de Santa Inês, Presidente Dutra, Matões do Norte e Lago dos Rodrigues. O poder público estadual segue ampliando a rede com a implantação de novas unidades, a exemplo da Policlínica de Açailândia que funcionará em prédio que passa por obras de adequação. 

Marcação

Os agendamentos para o atendimento nas policlínicas de São Luís podem ser realizados por meio do Disque Saúde, no número (98) 3190-9091; presencialmente, nos guichês do Procon/Viva; e no site ou no Aplicativo Procon MA. Em todas essas opções, é preciso ter o RG, o cartão do SUS e o encaminhamento para a consulta ou exame (exceto para Clínica Geral, Ginecologia e Pediatria).

No interior, o agendamento de consultas e exames para as Policlínicas de Matões do Norte, Presidente Dutra, Lago dos Rodrigues ou Santa Inês é realizado pelas respectivas secretarias municipais de Saúde.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.