Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação é prorrogada para até o dia 20 de dezembro

Fonte: SES
Texto: Marcos Atahualpa

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação foi prorrogada para até o dia 20 de dezembro. A mudança visa ampliar o alcance da imunização dentro dos grupos alvo preconizados, que são crianças de 12 meses a menores de 5 anos contra a Poliomielite, e menores de 15 anos para preenchimento da carteira vacinal, conforme o calendário estipulado pelo Ministério da Saúde. 

A mobilização da Secretaria de Estado da Saúde (SES) no Maranhão abrange todos os 217 municípios maranhenses e, até o momento, já foram aplicadas aproximadamente 300 mil doses, cerca de 60% da meta de 95%, da população alvo de crianças de 1 ano a menores de 5 anos contra a Poliomielite. Com a prorrogação da campanha, o objetivo é ampliar a conscientização e o chamamento da sociedade. 

“Os municípios foram orientados sobre a importância da vacina. As Secretarias Municipais de Saúde de cada cidade, bem como a rede de serviços de Atenção Primária à Saúde, e de Estratégia Saúde da Família, estabeleceram parcerias locais com instituições públicas e privadas a fim de descentralizar o atendimento o máximo possível para além das Unidades Básicas de Saúde”, disse a chefe do Departamento de Controle e das Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo. 

Ao chegar aos postos de saúde e pontos onde estão sendo realizadas a aplicação das vacinas, os pais e/ou responsáveis das crianças e adolescentes devem apresentar documento com foto do paciente, incluindo a carteira de vacinação do SUS. Além da extensão dos horários de atendimento nas salas de imunização, o corpo técnico da SES tem realizado avaliações, monitoramentos e reuniões junto às regionais e seus respectivos municípios.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.