Governador anuncia contrapartida de 100% de investimentos na área esportiva

O governador Flávio Dino anunciou na manhã desta quinta-feira (5) a contrapartida estadual de 100% em todos os investimentos federais destinados ao Maranhão na área de esporte. Desta forma, para cada real investido no Maranhão pelo Governo Federal em projetos esportivos, o Governo do Estado vai investir o mesmo valor.

 

Nas gestões anteriores, essa contrapartida do Governo do Estado não ultrapassava os 20% do valor desembolsado pelo Governo Federal. “Acabou a era de nos contentarmos com mais ou menos. Agora nós queremos o melhor para o povo do Maranhão. Para cada real que o Ministério do Esporte colocar no Maranhão, a nossa contrapartida vai ser de 100%”, garantiu o governador Flávio Dino.

 

Atualmente, 40 jovens maranhenses estão inseridos no programa bolsa-atleta do governo federal, que incentiva atletas com bom desempenho em competições nacionais e internacionais a seguirem no caminho do esporte. Com a contrapartida do governo estadual, já no próximo mês serão 80 jovens maranhenses inseridos no programa. “Para cada atleta que o Ministério do Esporte der uma bolsa no Maranhão, nós vamos dar uma também”, pontuou Flávio.

 

Como condição para colocar em prática a contrapartida de 100%, o governador solicitou a interiorização dos investimentos em esporte, ou seja, que o Ministério realize projetos também no interior do estado. “Nós queremos que isso seja para todo o estado do Maranhão, não apenas para o município de São Luís. As pessoas que estão no interior precisam sentir também a presença do poder público”, opinou Flávio Dino.

 

Pista de atletismo

 

O anúncio da contrapartida foi feito durante o evento de inauguração da Pista de Atletismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A entrega faz parte de um conjunto de edificações correspondentes ao legado que os Jogos Olímpicos de 2016 pretendem deixar na infraestrutura do esporte brasileiro e foi atraída para o Maranhão graças aos esforços do Governador Flávio Dino, então deputado federal.

 

O reitor da Universidade Federal Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, destacou o papel do governador na concretização dessa oportunidade para jovens atletas maranhenses.“Quero aqui sinalizar que o nosso governador desde 2007 é parceiro nesse esforço para ampliar a estrutura voltada ao esporte,criando mais espaços para desenvolver o debate, discutir a ciência, e tudo aquilo que fosse de interesse da sociedade”, enfatizou.

 

“Acompanhei essa luta desde o início, em 2007, quando ainda era deputado federal. Encaminhei emendas e muitas vezes conversei com o ministro do esporte e a sua equipe. Estou muito feliz em testemunharque a luta desta instituição valeu a pena”, pontuou Flávio Dino.

 

Com quatrocentos metros de comprimento e dez de largura, a pista possui o mesmo padrão da utilizada nas olimpíadas de Londres e foi construída com recursos do Ministério do Esporte de R$ 6 milhões. “Com essa pista, o Maranhão está pronto para atrair eventos nacionais e internacionais da área de atletismo, além de poder treinar os seus próprios atletas dentro de casa”, frisou ministro do esporte George Hilton.

 

O Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Márcio Jardim, lembrou que a pista já terá a sua estreia em competições importantes. “Já estamos fazendo a parceria com a Universidade Federal do Maranhão para que esta pista receba jovens atletas de todo o estado nos Jogos Escolares Maranhenses, que é o principal evento esportivo do Maranhão”.

 

Além de autoridades nacionais, estaduais e municipais, o evento contou com a presença de representantes de instituições esportivas e de atletas brasileiros de renome nacional, como o velocistas Robson Caetano, Claudinei Quirino, e André Domingos da Silva. “Tive a oportunidade de pisar nessa pista e achei ela muito boa. Tenho certeza que ela vai ajudar a descobrir novos talentos aqui no estado”, disse Robson Caetano.

 

Complexo Esportivo Canhoteiro

 

O governador Flavio Dino visitou na tarde desta quarta-feira (5) acompanhado do vice-governador, Carlos Brandão, do ministro do Esporte, George Hilton e do secretário Estadual de Esporte, Márcio Jardim, o Complexo EsportivoCanhoteiro. Na ocasião, foram anunciados investimentos para o local, como reforma no parque aquático e inauguração da pista de atletismo.

 

O governador Flavio Dino afirmou que o estado vive um novo momento no setor do esportee que as modalidades esportivas devem ser capazes de transformar a vida de crianças, em especial as que vivem situação social vulnerável. “O governo desenvolve uma política esportiva para dar oportunidades às crianças de terem condições dignas de aprendizado, incentivando o espírito esportivo”, garantiu o governador.

 

Para o ministro do Esporte, George Hilton, a iniciativa do governador Flávio Dino inspira o governo federal a continuar investindo em parcerias para reformar estádios, piscinas e pistas de atletismo. “O governador está comprometido com o incremento de modalidades esportivas e temos que valorizar esta medida para não deixar perder o nosso legado olímpico”, explicou George.

 

O prefeito Edvaldo Holanda Junior marcou presença na visita e destacou aparceria governo federal, estadual e prefeitura para melhorar as condições esportivas do Maranhão. “Esta parceria reflete o compromisso do governador em incentivar o esporte. O objetivo é transformar o esporte em uma lição de vida e buscar recursos federais para obter os melhores resultados no setor”, disse Edvaldo.

 

No evento, o pentacampeão Cafu e o consagrado nadador Gustavo Borges marcaram presença, simbolizando este novo momento para o esporte do estado.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.