Funac realiza atividades em alusão ao Outubro Rosa e Dia do Servidor

A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), órgão vinculado a Secretaria de Estado de Direitos e Participação Popular (Sedihpop) por meio da Sede administrativa e das Unidades de Atendimento realizaram, durante o mês de outubro, ações em alusão ao Outubro Rosa e que contemplassem o Dia do Servidor Público, comemorado no último domingo (28).

Os servidores participaram de palestra sobre saúde da mulher, consulta médica, corte de cabelo, limpeza de pele, maquiagem, avaliação nutricional e dicas de alimentos saudáveis. A atividade contou com a presença de diversos parceiros como a Secretaria Municipal da Saúde (SEMUS), Instituto Florence de Ensino, acadêmicas de fisioterapia da Faculdade Pitágoras, TCM Engenharia e consultoras da Mary Kay.

De acordo com a presidente da Funac, Elisângela Cardoso, essas ações de valorização do servidor e de prevenção ao câncer de mama são importantes para alertar sobre o tema. “O cuidado com a saúde deve ser contínuo, pois quando o servidor ou servidora cuida de si, está cuidando também de sua família. É muito importante que se previnam. Como parte da campanha de prevenção ao câncer de mama, todas as unidades socioeducativas estão realizando um ‘Dia D’, dedicado a promoção à saúde, com mobilização de toda a comunidade  socioeducativa”, afirmou.

A abordagem sobre o Outubro Rosa foi voltada também para o homem, para alertar que o homem também corre o risco de ser diagnosticado com câncer de mama. “O foco hoje é sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Muitos homens pensam que é uma doença exclusiva da mulher e hoje vamos desmistificar o assunto, por isso a importância do autoexame”, explica a palestrante na Sede da Funac, Camila Fonseca, da TCM Engenharia.

“Sabemos que o mês de outubro é um mês muito importante para as mulheres e atualmente nós temos trabalhado com o foco voltado para os homens. Hoje é uma oportunidade de sensibilizar os servidores, socioeducandos e seus familiares e a campanha abre as nossas mentes em relação ao câncer de mama”, destaca a palestrante no Canaã, Illana Albuquerque.

“Na palestra foi possível aprender como diagnosticar a doença e as formas de prevenção”, informa o adolescente do Centro de Juventude Canaã, de 17 anos.

Na programação do Centro de Juventude Canaã foi possível contar também com muita emoção, os adolescentes fizeram uma homenagem aos professores e as mulheres. “Passei muitas horas escrevendo esse poema e pensando em algo especial para falar a mulher, que é um ser sublime”, enfatiza o socioeducando.

Para Josenilde Diniz, vice-diretora do Centro Socioeducativo de Internação Masculina de São Luís, a ação realizada vai além da valorização do servidor, mas, sobretudo de valorização da vida das pessoas. “Trazer esses serviços além de valorizar o servidor, é o momento em que a gente se encontra inclusive de forma integrativa e de reflexão para saber como estamos tratando da nossa saúde”, aponta.

Cuidar da saúde é algo fundamental e comemorar o Dia do Servidor com serviços voltados para o bem-estar dos servidores foi de grande relevância. “Nem todo mundo como servidor tem tempo de está em clínicas, em hospitais, então esse é um momento impar para todos nós servidores e que esta valendo muito a pena”, comemora Eduardo Trinta.

A técnica da coordenação da assistência Materno Infantil da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, Maria das Graças Lima Spindola ressalta a importância da parceria. “A ideia dessa roda de conversa é brilhante, porque é o momento de parar para cuidar também do trabalhador. E integrar o Outubro Rosa com o Dia do Servidor, só enriquece a parceria”, diz.

O médico clínico geral, Paulo Lima, da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís avalia a ação como positiva e parabeniza a todos os envolvidos na atividade. “É muito importante agregar diversos profissionais para trabalhar na ação do outubro Rosa com os servidores e familiares dos adolescentes. A ação foi muito organizada e temos que agradecer a colaboração de todos”, destaca.

No Centro Integrado de Justiça Juvenil (CIJJUV), os servidores tiveram uma tarde de integração, com almoço e após massagem. “Conseguimos uma participação bastante expressiva de todos os órgãos e o objetivo a que se propôs o evento foi alcançado. As sessões de massagens foram excelentes e muito procuradas”, revela Raimunda Braga, diretora do Núcleo de Atendimento Inicial.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.