Festa de São Marçal atrai milhares de pessoas para o João Paulo

O Dia Nacional do Bumba Meu Boi não poderia ser comemorado de outra forma, senão com uma grande festa, esperada há 2 anos, na Avenida São Marçal, no João Paulo: a Festa de São Marçal – Encontro dos Bois de Matraca, onde desde as primeiras horas da manhã, brincantes, membros de grupos, população em geral, ocupam a avenida para render homenagens a São Marçal durante todo o dia de hoje.

“A nossa grande missão, seguindo orientação do governador Carlos Brandão, é manter e valorizar as tradições que compõem o Maranhão. E o bumba meu boi, nosso patrimônio, patrimônio mundial, tem que ser homenageado, pelo grande representante cultural que é das nossas manifestações. Viva o São João do Maranhão”, disse o secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor, que esteve no local prestigiando a festa, que chega aos 95 anos em 2022.

Cerca de 36 grupos de bumba meu boi arrastaram multidões na avenida, em uma festa que estava sendo esperada há dois anos. A Festa de São Marçal, desde 2015, conta com o apoio do governo do Maranhão, que oferece palco, som e segurança para o Encontro. Segundo a organização, cerca de 15 mil copos de caldo de feijão foram disponibilizados pelo Exército Brasileiro para o público na avenida. Além disso, uma segurança reforçada com cerca de 500 policiais, equipes de Corpo de Bombeiros, de saúde e de brigadistas estão a postos para qualquer emergência. “Tudo para garantir uma festa segura e tranquila, para que o brincante só se preocupe em curtir o bumba meu boi”, disse Carlo André Costa, da coordenação da festa.

Embora a Festa de São Marçal seja tradicionalmente a que encerra o período junino, no Maranhão, o encerramento do maior São João do Brasil será apenas no dia 31 de julho, com apresentações em diversos arraiais da ilha.

O São João do Maranhão é uma realização do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, com apoio da Equatorial Energia, do Grupo Mateus, da Coca-Cola e do Guaraná Jesus.

Confira a programação do São João do Maranhão 2022 nas redes sociais da Secma, ou pelo aplicativo São João do Maranhão.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.