Estudantes do Projeto Rondon chegam a Davinópolis

IMPERATRIZ – Estudantes e professores da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), da Bahia, que integram o Projeto Rondon, do Ministério da Defesa, apresentaram-se na manhã desta segunda-feira (27), no plenário da Câmara Municipal de Davinópolis.

A operação “Portal da Amazônia” chegou ao município para beneficiar dezenas de moradores com palestras, oficinas e cursos que serão ministrados por estudantes de Enfermagem, Medicina, Direito, Administração e Contabilidade.

“Nós acreditamos que durante esse período de 12 dias, em que os estudantes estarão realizando esse trabalho, será muito gratificante, pois quem sairá ganhando é a comunidade davinopolense”, disse a secretária de assistência social, Marinalva Barbosa.

Foi colocada à disposição dos estudantes do Projeto Rondon toda a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), com ênfase na capacitação do humaniza SUS, preconizado pelo Ministério da Saúde.

“O Projeto Rondon em Davinópolis, em sua maior parte, será voltado para o Humaniza SUS, que terá capacitação de todos os profissionais da saúde envolvidos no sistema de saúde do município”, destacou o secretário Julimar Hilarino.

A partir dessa terça-feira (28), diversas ações que incluem visita domiciliar com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e oficinas sobre automedicação serão realizadas no município. Os rondonistas ministrarão capacitação em primeiros socorros, para os servidores, além de oficinas para cuidadores de idosos, direcionadas para o público em geral.

Projeto Rondon

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Projeto Rondon é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários. Os alunos buscam soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades de baixa renda e ampliem o bem-estar da população.

Operação Portal da Amazônia

A Operação Portal da Amazônia deve ser realizada no período de 25 de janeiro a 10 de fevereiro, em 17 municípios do Estado. São 339 rondonistas voluntários, de 34 instituições de ensino superior.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.