Estudantes da Uema de Caxias participam do projeto Conversas Acadêmicas

O projeto Conversas Acadêmicas reuniu, na quarta-feira (21), cerca de 40 estudantes, de vários cursos da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), do município de Caxias. A atividade, promovida pela Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC), estabelece diálogo com a comunidade acadêmica envolvendo os temas transparência e o controle social e suas implicações na sociedade e no Governo do Estado.

A palestra em Caxias foi ministrada pelo secretário adjunto de Transparência e ouvidor-geral do Estado em exercício, Steferson Ferreira, e pelo assessor da Ouvidoria-Geral do Estado, Alberto Trabulsi. O tema proposto pela STC foi “Transparência pública: fomento ao controle social e acesso à informação”. Os estudantes receberam matérias com informações dos temas propostos.

A equipe da STC apresentou os objetivos da transparência, mostrou os avanços do Maranhão neste setor e no serviço de controle interno. Os participantes, também, apresentaram os portais da transparência do Maranhão, do Governo Federal e da prefeitura de Caxias.

“Se a gente não acreditar que a realidade do país pode ser diferente, ela não vai mudar. Por isso, nós estamos aqui apresentando para vocês as ferramentas de controle que são formas de tentar mudar a nossa realidade com base na cobrança das autoridades”, destacou Steferson Ferreira.

A palestra contou ainda com a apresentação dos aspectos gerais da Lei de Acesso à Informação com destaque para questões de ordem prática como quais informações se pode solicitar e onde se pode pedi-las. Nos debates, alunos relataram experiências com o uso da ferramenta de ouvidoria e tiraram dúvidas de como acessar outros órgãos de controle, como o Ministério Público.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.