Estão abertas, até o dia 12 de maio, as inscrições para a 5ª edição do Projeto Selo Procon/MA de Qualidade para bares, restaurantes e pizzarias de São Luís e Barreirinhas. Neste ano, o projeto tem como novidade a exigência da não utilização de canudos produzidos em material plástico, conforme determina a Lei Estadual nº 11.014/2019. As inscrições podem ser realizadas no site: www.procon.ma.gov.br. O projeto teve início em 2015 e tem como objetivo certificar os estabelecimentos com um selo de qualidade outorgado pelo Instituto de Proteção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA), que garante segurança e qualidade no atendimento ao consumidor, e orientar e fiscalizar a execução dos serviços para o cumprimento da legislação vigente. A certificação tem validade de um ano, podendo ser cancelada em caso de irregularidades. O processo tem início com a etapa de inscrições. Em seguida, os estabelecimentos inscritos recebem a notificação do Procon/MA, com os requisitos a serem preenchidos. Logo depois, as empresas são fiscalizadas e recebem um prazo para apresentar defesa e realizar as adequações necessárias. Os estabelecimentos recebem os pontos de acordo com o cumprimento dos requisitos elencados no questionário apresentado. A cada pontuação, o estabelecimento receberá um selo de qualidade, que atestará o seu cumprimento da legislação e a sua preocupação com a qualidade no atendimento ao consumidor. Os pontos possuem uma variação de uma a cinco estrelas: quanto mais critérios cumpridos, maior a pontuação. Para se inscrever, as empresas devem anexar na ficha de inscrição documentos atualizados e em vigência, como o Alvará de Funcionamento, Alvará Sanitário e Certificado de Aprovação, expedido pelo Corpo de Bombeiros do Maranhão. A presidente do órgão, Karen Barros, destaca a importância do projeto, que a cada ano ganha mais visibilidade e maior adesão. “O Selo Procon/MA de Qualidade é uma iniciativa exitosa, que vem crescendo a cada ano em número de empresas participantes, e que busca, principalmente, garantir mais segurança e poder de escolha ao consumidor.” A solenidade de entrega dos certificados do Selo Procon/MA de Qualidade está prevista para o mês de dezembro.

Devido à grande procura pelo curso de Excel, a Escola de Governo oferecerá, esse mês, duas turmas para a formação dos servidores públicos estaduais, preferencialmente aqueles que utilizam a ferramenta na execução de suas atividades profissionais. Com carga horária de 28 horas, o Curso de Excel já atingiu 100% das matrículas. A formação ocorrerá de 13 a 21 de maio. No turno matutino, das 8h às 12h e no período vespertino, das 14h às 18h.

A formação faz parte do Programa Forma Servidor, cujo objetivo é viabilizar a formação dos servidores públicos estaduais. “Esse aperfeiçoamento faz parte do Programa Forma Servidor e tem como objetivo o aprimoramento das habilidades dos nossos servidores, através das ferramentas de um dos aplicativos mais eficientes para construção de planilhas e gráficos, utilizadas nas secretarias de Estado, inclusive no setor privado”, explica o diretor da Egma, Odair José Neves.

Com orientação dos instrutores, Sandro Freitas e Beth Shirley Aguiar, os participantes do curso poderão desenvolver soluções rápidas e eficientes para produção de planilhas, gráficos, criação e edição de tabelas dinâmicas. A meta é que os alunos sejam aperfeiçoados com vistas à aplicação desses conhecimentos na execução do trabalho realizado em suas respectivas secretarias.

Odair José Neves relata o que motivou a ampliação da oferta de vagas e a consequente formação de mais uma turma de Excel. “A procura foi grande, tivemos que dividir em duas turmas, uma pela manhã e a outra pela tarde, o que nos deixa muito felizes, pois é o reflexo do trabalho que estamos executando e da confiança que os servidores depositam em nós que fazemos a Escola de Governo do Maranhão”, explicou.

O gestor comemora e reafirma o pilar das formações oferecidas pela Escola. “Acreditamos que esse é só o começo, teremos muitas formações esse ano, pensando sempre na qualidade dos serviços que serão prestados à população pelos servidores estaduais certificados na Egma”, ressaltou.

Formação 

Definido pela Microsoft como o melhor produto da história da empresa, o Excel é uma das ferramentas mais presentes no ambiente institucional. Portanto, seu domínio virou exigência ou diferencial para grande parte das carreiras corporativas.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.