Empresa maranhense recebe duas premiações nacionais na mesma semana Os reconhecimentos são do Guia Você S/A e da Fundação Nacional da Qualidade

Dois reconhecimentos nacionais. Um deles coloca a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) pela quarta vez consecutiva na lista nacional das “150 Melhores Empresas Para Você Trabalhar”, do Guia Você S/A – Revista Exame. O outro classifica a Cemar como referência em muitas práticas de gestão, concedendo o Prêmio Nacional da Qualidade na categoria Finalista.

Foco em Gente

 Fazer parte do Guia Você S/A reflete o clima organizacional da Cemar, primeira e única Companhia maranhense a levar o nome do Estado para a lista das melhores empresas para você trabalhar no Brasil.

A cerimônia de premiação foi realizada em São Paulo no dia 19 e contou com a presença de representantes das organizações participantes. Para chegar ao resultado final, o levantamento, feito pela equipe da revista em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), avaliou essas empresas com base no Índice de Felicidade no Trabalho.

 Para Carla Medrado, Diretora de Gente e Gestão, esta conquista é reflexo do nosso valor Foco em Gente. “Trabalhamos para oferecer um ambiente de trabalho agradável, que espelha respeito, confiança e onde se valoriza o desenvolvimento das pessoas e o papel da liderança. Este reconhecimento reflete nosso valor “Foco em Gente”, evidenciando que as pessoas são parte fundamental do sucesso da Cemar,” enfatiza Carla.

Do prejuízo ao lucro

Há cerca de 10 anos a Cemar é administrada pelo Grupo Equatorial Energia que, junto com o trabalho de todos os colaboradores da Companhia, mudou a realidade da empresa, que já foi considerada a pior concessionária do País na percepção do cliente. Fruto do modelo de gestão adotado, hoje a Cemar é a terceira melhor concessionária do Brasil em qualidade de energia, segundo a Agência Nacional da Energia Elétrica- ANEEL, e foi a única empresa do nordeste premiada no maior reconhecimento à excelência da gestão de empresas sediadas no Brasil, Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), que reconheceu oito organizações no Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), nas três categorias de premiação.

Criada em 1991, a FNQ é uma instituição sem fins lucrativos que incentiva as empresas a buscar a excelência da gestão e reúne as melhores práticas de organizações brasileiras, independente do porte ou setor.

Sobre a premiação, Jairo Martins, presidente executivo da FNQ fala sobre o sucesso das empresas. “Sabemos que o comprometimento, a excelência, a integridade, o respeito e a responsabilidade são a base para o sucesso de qualquer ação. Em um ano de total incerteza política e econômica, em que a crise bateu à porta de todos, as organizações que se submeteram ao rígido processo do PNQ são empresas que acreditam, que investem na gestão, que buscam constantemente a eficiência e a eficácia e nos dão orgulho de dizer que esse é o Brasil que dá certo,” declara Jairo.

Trabalhar com envolvimento dos colaboradores, planejamento de processos e avaliação de indicadores, é o modo como a Cemar tem buscado alcançar suas metas.

Para o Presidente da Cemar Augusto Miranda, “a Cemar busca profissionais com forte espírito de integração, cooperação e com disposição para alcançar excelentes resultados. Estimulamos constantemente a construção de um ambiente de confiança e, isso faz com que alcancemos resultados como este, que faz da nossa empresa cada vez melhor,” enfatiza.

 

Sobre o PNQ

O PNQ envolve um ciclo de avaliação, que começa com a inscrição para candidatura e tem duração média de sete meses. As empresas candidatas enviam documentação e um extenso relatório da sua gestão, que são analisados por uma Banca Avaliadora composta por voluntários, especialistas em gestão. Na etapa seguinte, as candidatas passam por uma visita técnica às instalações, em que os avaliadores fazem a avaliação in loco e, posteriormente, a banca de juízes seleciona as organizações que serão reconhecidas.unnamed (3)

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.