Redes Sociais

Em Barreirinhas, Governo reforça atendimento móvel de suporte básica

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), ampliou a estrutura de atendimento móvel de suporte básico do Hospital Regional de Barreirinhas. A unidade conta com uma nova ambulância, com sistema fixo de oxigênio, ar condicionado, espaço para acompanhante e dois cilindros de oxigênio.

“Ao disponibilizar o equipamento de suporte básico, é possível socorrer rapidamente aqueles pacientes que necessitam de atendimento em unidades que prestam serviços de urgência e emergência, para uma população, em Barreirinhas, de mais de 54 mil habitantes”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

O Hospital Regional de Barreirinhas possui 50 leitos e realiza cirurgias eletivas de média complexidade, como pele, tecido subcutâneo, mucosa, alguns casos de traumatologia, abdômen, hérnia e apêndice, além de consultas nas especialidades da área de clínica médica, ortopedia, pediatria e cardiologia.

O diretor https://www.atosefatos.jor.br/wp-content/uploads/2023/03/voz_do_brasil_1711222143-1024×613-1.jpgistrativo da unidade de saúde, Ivanildo Barbosa, afirma que a nova ambulância contribuirá no transporte dos pacientes, de forma adequada e oportuna. “Esta ambulância chegou em boa hora, vamos poder ajudar quem mais precisa, com o serviço disponível no serviço público de saúde. Agora, a realidade mudou e muitas vidas serão salvas”. A ambulância iniciou suas atividades desde 29 de novembro último.

Atendimento

A chegada da nova ambulância foi fundamental para salvar a vida do aposentado José de Jesus Rodrigues que, na última semana de novembro, sentiu os primeiros sintomas de derrame e foi às pressas para o Hospital Regional de Barreirinhas. Devido à gravidade do quadro do paciente, o mais adequado era o deslocamento para São Luís. O aposentado foi atendido no Hospital Carlos Macieira, apresentando quadro estável e lúcido.

“Se não fosse a agilidade da ambulância, eu tinha perdido meu marido. Barreirinhas precisava demais de uma ambulância para casos de urgência. Viemos de lá bem rápido. A gente não tinha como arcar com o transporte. Só posso agradecer pela vida do meu marido”, comemorou Terezinha de Jesus, esposa do aposentado José de Jesus.

Em casos de pacientes mais graves, o médico plantonista preenche um formulário padrão, relatando o quadro clínico do paciente e solicitando à Central de Leitos, ligada a Central de Regulação, a transferência do paciente para um hospital apropriado em São Luís. Após receber o pedido do especialista de Barreirinhas, a Regulação informa a unidade de saúde com leito disponível para receber o paciente. O deslocamento do mesmo é feito de ambulância para a capital, acompanhado de um enfermeiro e um familiar.

Especialidades

No Hospital Regional de Barreirinhas, cardiologia e pediatria são as especialidades mais procuradas, contabilizando mais de 20 mil consultas por mês em cada área.  Com relação ao serviço de imagem e serviço laboratorial, a população de Barreirinhas conta com exames, como tomografia, radiologia e ultrassonografia. Desde junho o serviço de tomografia foi ampliado com capacidade para atender mais pacientes. Em torno de 50 exames são feitos mensalmente na unidade de saúde. Duas mil radiologias e cerca de 400 ultrassonografias são realizadas por mês. Os laboratoriais registram uma média de 15 mil coletas mensais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *