Eleições UFMA: CANDIDATOS PARTICIPAM DE DEBATE, APRESENTAM PROPOSTAS E AVALIAM A IMPORTANCIA DO DEBATE DEMOCRÁTICO

Os candidatos à sucessão para reitoria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Jose Silva Oliveira, Antonio Gonçalves e Sofiane Labidi que participaram de debate, na tarde/noite desta quarta-feira, 20, apresentaram suas propostas e responderam aos questionamentos da comunidade universitária. A candidata Nair Portela apesar de convidada não compareceu ao debate.

O debate com a mediação do publicitário Marlon Botão foi organizado pela Apruma-Seção Sindical do Andes–Sindicato Nacional em parceria com os centros acadêmicos dos cursos de Direito, Ciências Contábeis, Comunicação e Serviço Social, aconteceu no auditório setorial do Centro de Ciências Sociais (CCSo) da UFMA e durou aproximadamente três horas.

O diretor da Apruma–Seção Sindical professor Claudio Anselmo destacou,  a chance do eleitorado conhecer os candidatos e suas propostas. “Contribuir com esse processo participativo, oportunizando o debate democrático, é fundamental para que docentes, discentes e técnicos administrativos façam uma escolha livre e consciente”, ressalta.

Ao final os candidatos enfatizaram a importância e qualidade do debate que objetivou contribuir para o processo democrático:

Candidato Sofiane  Labidi:  “ Foi muito válido, fiquei muito satisfeito  com o nível  do debate. Acho que é o momento  mais bonito dessa campanha, esse momento agora de estar junto, confrontando  ideias  e ouvindo as perguntas dos presentes. É importante, um espaço democrático, numa campanha para reitor que  a comunidade cientifica, comunidade acadêmica,  nossos alunos, técnico-administrativos ouçam as  propostas,  avaliem e votem no projeto que considerem melhor. Então esse tipo de debate serve pra  isso”

Candidato José Oliveira: “Eu acho que mostra o quanto os candidatos a reitor da universidade estão preparados. Eles vem aqui pra fazer uma prestação de conta mais próxima, mais combativa, no corpo a corpo com os estudantes, as propostas sendo debatidas individualmente com cada segmento da Universidade Federal do Maranhão. Eu vejo como bastante positivo. O debate foi muito bom e nos deu  força suficiente para enfrentarmos  a eleição no próximo dia 27”.

Candidato Antonio Gonçalves: “ Eu penso que a universidade tem que ser um ambiente em que as pessoas  tenham  liberdade de falar o que pensam, sem nenhum tipo de retaliação. Nós achamos que o debate foi muito bom. Os candidatos que estiveram aqui puderam falar claramente aquilo  que  pensam da universidade e o que propõem para a universidade. E a nossa proposta  é uma proposta que tem tido o acolhimento da comunidade e tivemos a oportunidade de poder detalhá-la. Nós defendemos a universidade pública, com financiamento público  e nós deixamos muito  claro de que modo que nós queremos construir essa universidade, . Mas dar essa garantia melhorando acolhimento aos estudantes e demais dando  qualidade instituição”

A consulta eleitoral, que definirá o reitor da UFMA para o período de 2015 a 2019 será realizada em 27 de maio, a partir de 8h e encerrando às 21h30. Podem votar professores, estudantes e técnico-administrativos, inclusive os aposentados. O processo eleitoral tem ainda dois candidatos a vice-reitor(a): Fernando Carvalho Silva, do Departamento de Química; e Marise Marçalina Rosa, do programa Inovação Pedagógica.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.