Detran-MA e PRF realizam ação pelo Dia de Combate ao Câncer Infantil

O Transitarte, grupo de arte do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), levou diversão e alegria às crianças em tratamento de câncer, durante apresentação, nesta quinta-feira (22), na Casa de Apoio do Hospital Aldenora Bello, em São Luís.  As crianças se divertiram na Transitolândia, um circuito que educa sobre o trânsito. Eles participarem de muitas brincadeiras comandadas pelos palhaços da equipe.

A apresentação faz parte de uma iniciativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com o Detran-MA e outras entidades que trabalham com o trânsito, pelo Dia de Combate ao Câncer Infantil, com data oficial no dia 23 de novembro. A campanha Policiais Contra o Câncer Infantil é realizada em São Luís desde 2014. O objetivo é proporcionar diversão e arte aos pacientes infantis do hospital.

“É muito bom ver meu filho brincando, sorrindo e com esse brilho diferente no olhar. Principalmente quando ele olhou os palhaços. E isto é muito gratificante”, disse Suzana da Silva Aquino, mãe do paciente Francisco Izaac, de 6 anos, que luta contra a leucemia há quatro anos.

A Coordenadora da Casa de Apoio, Esmênia Freitas, falou sobre a importância da ação e o que ela representa para as crianças. “Somos muito gratos por estas ações que tiram nossos pacientes da rotina de remédios e de exames durante o tratamento. Agradecemos aos policiais e ao Detran-MA, por este dia, que será lembrado com alegria por eles”, disse.

“A ideia foi levantar o astral deles, fazê-los brincar, sorrir e entender um pouco sobre o nosso trabalho no trânsito, principalmente, na parte da educação. Trouxemos o Transitarte, que é um importante projeto e nos auxilia com uma dinâmica lúdica”, disse a educadora de trânsito e integrante do Transitarte, Ana Eva Martins.

Durante as atividades, os policiais que participaram da ação cortaram seus cabelos bem curtos em apoio à luta das crianças. “Esta ação nos humaniza ainda mais como policiais, na medida em que nos coloca diante da fragilidade da vida. Ao mesmo tempo, que nos fortalece com o carinho e a força destas crianças”, ressaltou o inspetor da PRF, Santos Júnior. Também participaram da ação o Batalhão de Polícia Rodoviária Militar (BPRv) e representante da ONG SOS Vida.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.