Detran-MA apresenta Manual de Municipalização do Trânsito a prefeitos

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) apresentou, nesta terça-feira (14), em São Luís, o Manual de Municipalização de Trânsito a prefeitos maranhenses. A diretora Geral, Larissa Abdalla Britto, explicou a composição do manual ao deputado estadual, Professor Marco Aurélio, e aos prefeitos dos municípios de Lageado Novo, Raimundo Gomes Barros, e Governador Edison Lobão, Geraldo Evandro Braga.

Desenvolvido por meio de parceria do Detran-MA com o Conselho o Estadual de Trânsito (Cetran-MA), o Manual foi elaborado com base no Código Brasileiro de Trânsito (CTB) e nas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Descreve as competências de cada órgão de trânsito nos âmbitos federal, estadual e municipal e os conceitos técnicos e de regulamentação do trânsito para a integração das cidades maranhenses ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). A integração ao SNT permite aos municípios, o planejamento da sinalização, fiscalização, aplicação de multas e educação para o trânsito. A meta é reduzir o número de mortes, prejuízos sociais e econômicos, por meio de um trânsito mais seguro.

Larissa Abdalla Britto afirmou que o Detran-MA está empenhado em aumentar o número de municípios integrados ao SNT e para alcançar esse objetivo mantém parceria com as prefeituras. “O Manual, iniciativa do Governo do Estado, está na segunda edição; nosso objetivo é aumentar o número de cidades com o trânsito municipalizado, para que as ações de segurança viária possam alcançar mais pessoas e salvar mais vidas”. O prefeito Geraldo Evandro Braga destacou a iniciativa do Detran-MA. “Entendo que um trânsito organizado melhora a vida da população e proporciona mais segurança. A municipalização do Trânsito é muito importante”.

FONTE: GOVERNO DO ESTADO

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.