Detran e SOS Vida reforçam parceria pela redução de acidentes no Maranhão

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Maranhão intensificará as ações e campanhas educativas voltadas para a prevenção de acidentes, fortalecendo parcerias com entidades públicas e não-governamentais. Para tanto, a direção do Detran e coordenadores do Movimento SOS Vida, da Maçonaria do Maranhão, se reuniram nesta quarta-feira (21).

A meta da gestão é que o Maranhão reverta a situação atual em que ocupa o primeiro lugar no ranking nacional de acidentes de motos. Nesse sentido, o Detran está firmando parcerias para projetos e ações de educação para o trânsito, como campanhas para uso da faixa de pedestre e respeito à Lei Seca.

O diretor-geral do Detran, Antônio Nunes, destaca que a redução do número de acidentes é uma das principais metas do governo Flávio Dino e a parceria do grupo SOS Vida será fundamental. A situação, segundo Nunes, é alarmante. “A cidade maranhense de Presidente Dutra, por exemplo, é hoje a campeã nacional em acidentes de motos”, pontuou.

Dados do SOS Vida mostram que os acidentes com motociclistas se tornaram um problema grave de saúde pública. “Na Santa Casa de São Luís, 95% dos traumatizados do setor de ortopedia são vítimas de acidentes de motos”, afirma o coordenador de Educação para o Trânsito da SOS Vida, Antônio Evaristo de Lima.

O coordenador geral da SOS Vida, Lourival Souza, defende a intensificação de campanhas educativas e a introdução da disciplina no trânsito no currículo das escolas, a partir do ensino fundamental. “Precisamos focar, também, nos futuros condutores. Esperamos que nossa parceria com o Detran consiga mudar o comportamento de muitos motoristas no Maranhão, afinal, o trânsito só muda quando a gente muda”, afirmou.

Segundo o diretor-geral do Detran, a ideia é intensificar as campanhas educativas. “Queremos promover campanhas educativas eficazes e impactantes que mostrem às pessoas as graves consequências dos acidentes, que deixam vítimas fatais e sequelas para o resto da vida”, enfatizou.

Participaram do encontro o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran, Edilson Cardoso; os coordenadores da Campanha SOS Vida, Lourival Souza, Carlos Alberto Rocha e Carlos Wilson Rolin Castro.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.