Deputados elogiam parceria entre governo e municípios durante ‘Encontro de Prefeitos’

Deputados federais e estaduais presentes ao evento ‘Governando juntos: Encontro de Prefeitos e Prefeitas com Flávio Dino’, realizado nesta quinta-feira (1º/12), no Rio Poty Hotel, em São Luís, parabenizaram a proposta de parcerias do governo estadual com os municípios. Segundo os parlamentares, o encontro é um grande passo para o estreitamento do diálogo entre as esferas de governo em prol do desenvolvimento do Maranhão.

O vice-presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Waldir Maranhão (PP) ressaltou a importância do evento para a união entre governo e prefeituras. “O governador Flávio Dino, ao fazer deste encontro a possibilidade de debate, de balanço, de prestação de contas, dá aos municípios a importância de interlocução com os municípios para, juntos, construirmos um estado do Maranhão cada vez mais liberto, que avança e que transforma para melhor a vida das comunidades”, disse Waldir.

O deputado federal Weverton Rocha (PDT) falou da importância do evento para o enfrentamento dos impactos da crise nas cidades maranhenses. “Um momento difícil onde metade dos municípios do Brasil mal vai conseguir pagar o 13º salário esse ano. Os municípios começam ano que vem com a maior dificuldade, porque essa crise financeira que estamos vivendo não se resolve na virada do ano. As previsões são ainda mais difíceis para 2017, situação que só vamos poder resolver com diálogo franco”, disse o parlamentar.

Para o deputado estadual Bira do Pindaré (PSB), o evento é uma oportunidade para estabelecer diretrizes que irão beneficiar os maranhenses a partir de 2017. “Nós passamos por um momento de crise no país, dificuldades financeiras enormes e este é um momento extremamente importante para a gente aproximar o poder público estadual e o poder público municipal. Assim, teremos mais resultados, mais eficiência, mas eficácia nas ações realizadas em benefício da população em todas as áreas. É uma iniciativa importante e demonstra que o governo está no caminho certo”, ressaltou o parlamentar.

Segundo o deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), o encontro de prefeitos e prefeitas possibilita benefícios à população. “Em um momento onde existe uma crise forte no Brasil, não só financeira quanto política, com acirramento das diferenças, o diálogo passa a ser a senha para que os governos municipal e estadual possam conversar e as ações do poder público possam chegar mais rápido às comunidades”, afirmou.

Othelino Neto elogiou, ainda, a atuação do governo junto aos municípios nos dois primeiros anos de gestão. “Os municípios têm sido auxiliados em programas que não são obrigações do governo do estado, como Mais Asfalto, já que asfaltamento dentro de cidades é atribuição dos prefeitos. O governo tem estado presenta na grande maioria dos municípios do Maranhão e com essa nova safra de prefeitos, certamente esse diálogo vai aumentar e as parcerias também”, declarou.

Para o deputado federal Rubens Pereira Junior (PCdoB), o diálogo é uma saída para a crise que afeta todo o país e está presente na atual gestão estadual. “A crise política vai continuar, a crise econômica vai continuar. Isso afeta a qualidade de vida do maranhense, em especial os mais necessitados. O congelamento de recursos afeta as contas públicas, gerando recessão e desemprego. Uma saída para resolver isso é parceria, diálogo, e isso é um compromisso do governo Flávio Dino desde o período de campanha”, destacou.

Encontro de prefeitos e prefeitas

O evento ‘Governando juntos: Encontro de Prefeitos e Prefeitas com Flávio Dino’ contou com a presença de 191 prefeitos, eleitos e reeleitos e 196 prefeituras representadas. Participaram, ainda, o secretário de Estado da Comunicação e Assuntos Políticos, Marcio Jerry; os prefeitos Edivaldo Holanda Júnior, de São Luís; os convidados Roberto Cláudio, de Fortaleza e Firmino Filho de Teresina; e representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.