Crianças da Sementinha completam ações de saúde bucal

Complementando as atividades sobre saúde bucal, outras 100 crianças da Creche Escola Sementinha, da Assembleia Legislativa, receberam essas noções na manhã de hoje (12). Por dois dias, acadêmicos do curso de Odontologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) estiveram na instituição apresentando de forma criativa e lúdica a importância dos cuidados com os dentes. No final da manhã, os alunos receberam aplicação de flúor.

A programação teve início no auditório da Escola Sementinha. No local foi exibido o filme “A lenda do rei do dente”, que fala sobre os cuidados, a importância da escovação por pelo menos três vezes ao dia, além de reforçar a importância da visita ao dentista uma vez por ano.

Os alunos da disciplina Odontologia em Saúde Coletiva, do 5º período da UFMA, coordenados pelos professores Allan Patrício e a Tereza Ahid, elaboraram também uma apresentação com marionetes. No roteiro da história, uma bala e um bombom disputam a culpa por uma cárie feita em um dente. Com a atuação do dentista, da escova e creme dental, ele é recuperado e salvo. Outra lição deixada às crianças foi quanto a ingestão de menos doces e a prioridade da maçã, alimento que auxilia na manutenção da limpeza dos dentes.

Após essa etapa, as crianças do Maternal I ao Infantil I seguiram para a aplicação de flúor. É a segunda vez que a Sementinha recebe profissionais e alunos para desenvolver ações voltadas à saúde bucal. Nos dois dias de atividade na escola Sementinha, 27 acadêmicos prestaram atendimento para o total de 202 alunos. Ontem foram atendidas as turmas do Infantil II ao 3ª ano.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.