Com apoio da prefeitura, alunas do curso de Operador de Beneficiamento de Pescado participam de aula prática

As alunas do curso de Operador de Beneficiamento de Pescado, realizaram, na manhã desta terça-feira (16), uma visita técnica ao galpão onde funciona filetagem de camarão, localizado na Vila Laci. O curso, que já está em andamento, é resultado de uma parceria entre o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Campos Maracanã, e as Secretarias Municipais de Pesca (SEMPESC) e Assistência Social (SEMAS).

Com duração de 200 horas, o curso tem como público-alvo mulheres em vulnerabilidade social e objetiva capacitá-las com intuito de agregar valores aos seus produtos.

A professora do IFMA, Ocilene Maria, explicou que durante o curso as alunas tiveram noções de higiene na manipulação de alimentos e como tratar o camarão para filetagem para comercialização do produto.

“O curso atingiu todas as expectativas dentro da programação proposta. Existem algumas alunas que já tem um potencial prático do processamento dos mariscos, só faltava aplicar as boas práticas de manipulação e higienização correta dos alimentos e a falta de trabalhar no sistema de organização em grupo”, enfatizou.

A titular da SEMPESC, Lavina Lisboa, destacou que o curso leva às famílias das marisqueiras e pescadoras conhecimento e motivação para mudar a forma como vinham realizando suas atividades, objetivando a segurança alimentar.

“Há a necessidade de implementação de outras ações de capacitação continuada, estruturação do mercado e uma unidade de processamento para que possamos fortalecer não só as atividades pesqueiras, mas também a sustentabilidade ambiental e direcioná-las a conhecer o ambiente costeiro de forma sustentável”, enfatizou.

A pescadora Cintia Reis dos Santos relatou que aprendeu na prática como tratar o camarão, a maneira correta como foi abordado na aula teórica durante o curso de capacitação. “O que aprendemos no curso tem sido muito proveito para nós, porque na prática servirá para aumentar a renda”, finalizou.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.