Bumba meu boi e shows animam Arraial da Maria Aragão neste final de semana

Bumba meu boi de Morros, União da Baixada, da Pindobá, Brilho da Ilha, Maiobão e dança Portuguesa vão animar o Arraial da Praça Maria Aragão neste fim de semana. O arraial, montado pela Prefeitura de São Luís na praça, deverá registrar público ainda mais diversificado do que o do último final de semana, que recebeu milhares de pessoas atraídas pela diversidade de ritmo, alegria e beleza das brincadeiras. O São João de Todos é realizado em parceria com o governo do Estado.

Um dos públicos contemplado com programação diferenciada neste final de semana é o infantil. Neste sábado (20), a partir das 17h, haverá o encerramento oficial da Semana do Bebê 2015, organizada pela Prefeitura e pelo Unicef. Além da apresentação de brincadeiras (como grupos de bumba meu boi e dança portuguesa), também haverá teatro de bonecos e relatos de histórias infantis.

A programação geral traz ainda apresentação do Cacuriá Mirim Ildenê, seguida da dança Portuguesa Raízes de Portugal, Cacuriá da Vila Gorete, bumba meu boi de Morros, show de Tereza Canto, bumba meu boi União da Baixadas, boi Mocidade de Rosário e o da Pindoba, que encerra a programação da noite.

No domingo (21), o teatro “A carroça é Nossa” – Xama Teatro abre a programação da noite que tem ainda tambor de crioula Laboarte, bumba meu boi de Sonhos, show Oderbran Oliveira, bumba meu boi Brilho da Terra e bumba meu boi do Maiobão.

Para dar mais visibilidade às brincadeiras e mais conforto ao público, a Praça Maria Aragão ganhou uma estrutura maior. A plataforma de apresentação dos grupos folclóricos foi deslocada de forma a aproximar as brincadeiras do público, o que era uma antiga reivindicação dos artistas à Fundação Municipal de Cultura (Func), responsável pela organização do evento.

Além de deslocar a plataforma, a Func reforçou o som instalando três sistemas: um deles no palco de concreto da praça, o segundo na extremidade da plataforma e um terceiro no Barracão do Forró, espaço cativo do arraial. A redução do número de barracas, que este ano ficou limitada a dez unidades, permitiu a ampliação do número de cadeiras para acomodação do público. A segurança também foi reforçada para que todos possam brincar com tranquilidade.

FISCALIZAÇÃO DE ALIMENTOS NOS ARRAIAIS

Além de garantir diversão ao público que visita os arraiais de São Luís, a Prefeitura também está de olho na comercialização de alimentos nestes locais. Desde sexta-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) intensificou as fiscalizações sobre o manuseio de alimentos e a comercialização de comidas típicas no período junino. Além dos vendedores do arraial da Praça Maria Aragão, também serão alvo do trabalho da Vigilância Sanitária Municipal os comerciantes dos arraiais do Ceprama, da Vila Palmeira, do Ipem, da Praça Nauro Machado e dos Vivas nos bairros.

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, destaca o trabalho realizado pela Vigilância, para garantir uma festa junina segura e com qualidade para os cidadãos. “A tradição mostra que, além das brincadeiras, as comidas típicas são um grande atrativo dos festejos juninos. Então, o prefeito Edivaldo determinou o reforço da fiscalização para integrar esse conjunto de ações positivas que a Prefeitura está desenvolvendo em São Luís nesse período “, destacou a secretária.

Além da forma de armazenamento dos produtos, durante a fiscalização nos arraiais, os técnicos da Vigilância também verificam se os vendedores possuem os itens corretos para a comercialização de alimentos, como toucas, luvas e aventais. Será verificado ainda se as comidas estão sendo ofertadas com a utilização correta de produtos descartáveis.

A Semus esclarece ainda que quem desobedecer às regras de acondicionamento correto dos alimentos terá 24 horas para se regularizar junto à Vigilância. Os produtos comercializados serão apreendidos ou inutilizados. A população também pode denunciar por meio do telefone (98) 3212-8282 ou ainda se dirigindo até a sede da Vigilância Sanitária Municipal, na avenida dos Franceses, bairro Alemanha.

Bumba meu boi e shows animam Arraial da Maria Aragão neste final de semana
Bumba meu boi e shows animam Arraial da Maria Aragão neste final de semana

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.