Aneel aprova reajuste médio de 1,62% na tarifa de energia elétrica no Maranhão

Reajuste nas tarifas da Equatorial Energia entra em vigor a partir de 28 de agosto. Aproximadamente 2,7 milhões de pessoas são atendidas pela empresa no estado.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste tarifário anual das tarifas de energia elétrica no Maranhão. O reajuste médio será de 1,62% e passa a vigorar a partir de 28 de agosto.

Dos reajustes anunciados, 3,68% será para consumidores conectados em alta tensão, 1,23% para baixa tensão e 1,37% para consumidores residenciais. A Equatorial Energia, empresa que atende o estado, fornece energia para aproximadamente 2,7 milhões de unidades consumidoras.

De acordo com a Aneel, os itens que impactaram no reajuste foram referentes a encargos setoriais e custos com atividades relacionadas a compra, distribuição e transporte de energia.

Segundo a Aneel, o reajuste ficou baixo porque distribuidora tinha muito crédito de PIS/Cofins para atenuar as tarifas, conforme a Lei nº 14.385/2022.

Além disso, a mitigação tarifária do processo foi o efeito do aporte na CDE da desestatização da Eletrobrás (CDE Eletrobras), que concedeu uma redução de 2,57% nos índices da Equatorial Maranhão.

Fonte: G1 MA

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.