Anais da AL: Obra de inquestionável grandeza

O deputado Arnaldo Melo (PMDB) apresentou requerimento deferido pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para a inserção nos anais da Casa do artigo Obra de inquestionável grandeza, publicado pelo jornal O Estado do Maranhão, na edição do dia 8 de abril, deste ano. Leia abaixo a íntegra do artigo:

Riod Ayoub Jorge

Imponente e majestosa, assentada, no hexa secular solo do Sitio Rangedor, ergue-se o Palácio Manoel Bequimão sede da Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão.

Sem nenhuma dúvida, constitui-se na mais importante obra pública erguida nos últimos tempos em nosso estado, mercê das iniciativas corajosas dos deputados Manoel Ribeiro, Carlos /Alberto Milhomem e João Evangelista. Os dois primeiros fincaram os alicerces e parte da estrutura de sustentação, cabendo a Evangelista a conclusão dentro das mais rígidas exigências da modernidade.

Citado empreendimento tem hoje equipamentos com tecnologia de ponta fibra ótica e sistema interno de comunicação de primeira linha.

Tudo foi planejado rigorosamente para adequar-se as necessidades futuras e aos avanços tecnológicos que certamente virão. Trata-se, portanto de uma obra com solidez.

Além da área edificada de 20.153,96 m², possui canteiros gramados com área de 26.191,95m²; área de asfalto nas pistas internas para estacionamento, com 25.365,00 m², dispondo de 419 vagas; e bosques naturais com 28.398,04 m². Tem como destaque uma subestação composta de dois transformadores de 100KVA e dois geradores de 450KVA cada um; Central de Água Gelada; Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário/Biológico com a reutilização na irrigação de canteiros.

Ainda na área edificada funcionam sete elevadores, sendo dois destinados aos portadores de necessidades especiais. Seu custo, questionado por alguns poucos, não ultrapassou de R$ 3 mil, por metro quadrado, considerando toda sua estrutura construída e os complementos de funcionamento, bem aquém dos valores do mercado imobiliário, onde uma simples sala está cotada em aproximadamente 5 mil reais, situada em área nobre. Por outro lado a permanente valorização mostrará, dentro de um curto espaço de tempo, que valeu topar o desafio, para colocar o nosso Poder Legislativo em lugar de destaque dando-lhe a dignidade que merece. Para os que questionam o valor da obra, ficarão surpreendidos pois seu custo final foi de R$ 68.377.584,07 (sessenta e oito milhões, trezentos e setenta e sete mil, quinhentos e oitenta e quatro reais e sete centavos), que diante da grandeza da obra, justifica-se plenamente.

Para tirar quaisquer dúvidas, seria bom que as pessoas, interessadas em conhecer a realidade, visitassem a nova sede do Poder Legislativo do Maranhão, que acredito esteja disponível para quem o deseje, até porque a atual Mesa Diretora, tendo a frente o deputado Marcelo Tavares, tem se mostrado responsável por sua manutenção e ampliação de sua utilização, principalmente com relação a rede lógica, as câmeras de vigilância (168), o sistema de sonorização e o total conforto e condições de trabalho a todos os setores da Casa e em particular aos parlamentares, que hoje possuem gabinetes dos melhores que se conhece no país.

O esforço desenvolvido por João Evangelista na fase mais árdua da realização desse sonho, foi eivada de obstáculos quase intransponíveis. Mas corajosamente, com uma bravura incomum ele soube enfrentar as intempéries das águas revoltas, e como um bom timoneiro, ancorou num porto seguro.

Hoje, os que negavam a audaz iniciativa, se curvam solenemente, diante de uma evidência: A construção dessa obra era necessária e se fez até mesmo tardiamente.

A atual direção da Casa administra um patrimônio digno, cuja importância a história vai registrar com destaque por ser legitima e expressar a maior conquista do Poder Legislativo Estado.

Político brilhante com passagem pela Câmara Municipal de São Luis, onde exerceu dois mandatos, chegando à presidência e atualmente cumprindo seu quarto mandato como deputado estadual, João Evangelista tornou-se uma referência, não apenas pelo seu bom desempenho parlamentar, tendo sido um eficiente secretário de Estado, mas acima de tudo por sua atuação junto as camadas mais desfavorecidas da população, onde sedimentou o seu prestigio, ao projetar um espírito do mais puro humanismo, de presteza e solidariedade com o próximo, tornando-se em conseqüência alvo do respeito e da admiração daqueles que o cercam.

Mesmo adoentado, tem resistido com uma bravura incomum, que o levará certamente a reverter o quadro, restabelecendo-se para travar novas pugnas em defesa dos seus amigos e correligionários que o amam muito.

Quando for escrita em definitivo, a história do Poder Legislativo do Maranhão, seu nome e suas obras estarão, com toda certeza, inseridas em páginas de destacada projeção, para o deleite das gerações do porvir.

Odontólogo, professor, coronel da PMMA, (ex-comandante da corporação), ex-deputado estadual e ex-prefeito do município de Santa Luzia do Paruá – MA

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.