Alterações em geometria de trânsito beneficiam mobilidade na Av. Jerônimo de Albuquerque, em São Luís

Com a pintura da sinalização horizontal e as recentes alterações na geometria de trânsito, o fluxo de veículos e pedestres melhorou bastante na Avenida Jerônimo de Albuquerque, em São Luís, principalmente próximo à Cohab e à entrada do Cohatrac. A ampliação para três faixas no retorno tem possibilitado que o trânsito no local siga com mais rapidez, principalmente para quem precisa chegar à Cohab ou seguir em direção a Forquilha. A obra do Governo do Estado, realizada em parceria com a Prefeitura de São Luís, faz parte das ações de melhoria da mobilidade urbana na região metropolitana.

Para finalizar o processo de sinalização do retorno, a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Sinfra) esteve reunida com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Polícia Rodoviária Estadual e empreiteira responsável pelas placas de sinalização. Os serviços começaram com a sinalização horizontal, com pintura reflexiva que permite uma melhor visualização para motoristas no período noturno. O contador Emerson Melo, que mora no bairro Cohatrac, afirma que já é possível sentir a diferença no trânsito. “Melhorou muito a fluidez, mudou demais. Para fazer o retorno vindo da Cohab demorava muito, principalmente no sinal. Agora com isso aqui melhorou demais pra gente entrar para o Cohatrac”, disse.

O taxista Ramon José, que traz regularmente passageiros de Viana para São Luís, destaca a fluidez no trecho. “Ficou bom, melhorou, ficou mais rápido o trânsito”. A obra também agradou os pedestres que agora conseguem atravessar a Jerônimo de Albuquerque, sentido Cohatrac, em uma faixa bem sinalizada como destaca a professora Maria das Dores. “Acho mais seguro e melhor atravessar na faixa. A sinalização está aprovada”, destacou.

Forquilha

Além da sinalização horizontal e vertical, será feita a urbanização dos canteiros que irão receber gramado, valorizando a estética do ambiente. As intervenções no trânsito vão somar com os serviços de revitalização no bairro da Forquilha com as obras que incluem os serviços de drenagem profunda, construção de calçadas, meio-fio e sarjeta, pavimentação e reordenação do trânsito, com um investimento de R$ 8,4 milhões.

A maioria dos pontos de alagamento, que perdurava há anos na Forquilha, foi eliminada com as intervenções estruturantes já concluídas, a exemplo da implantação da rede de drenagem profunda na MA-202 (Estrada da Maioba), e em ruas e travessas do bairro Sítio São Raimundo, entre as MAs 201 e 202, além da área conhecida como Forquilhinha, que também recebeu rede de canalização e pavimentação.

A obra também conta com a construção de uma ponte sobre o Rio Paciência, que se estenderá até o shopping Pátio Norte, interligando as MAs 201 e 202, oferecendo acesso também às pessoas. Seguindo com as ações de melhoria da mobilidade urbana da região metropolitana de São Luís, o Governo do Maranhão iniciou no final de janeiro os trabalhos de recuperação da MA-201 (Forquilha/São José de Ribamar) e MA-202 (Forquilha/Mocajituba).

Nesta etapa está sendo removido todo o asfalto deteriorado e aplicada a nova pavimentação que abrangerá o recapeamento de 5,4 quilômetros, revestimento de trechos contínuos de três quilômetros e o micro revestimento de 21,7 quilômetros de extensão para os dois trechos da MA-201 e MA-202. Com o investimento de R$ 11 milhões na pavimentação nestas rodovias, estão sendo realizados os serviços de revitalização do canteiro central, drenagem, a reconstrução das sarjetas, valetas, canaletas e meios-fios.

Ainda serão realizados os serviços de manutenção da sinalização horizontal, vertical lateral, incluindo tachas, tachões reflexivos, balizadores, marcadores de perigo e delimitadores. A segunda etapa da obra compreenderá a revitalização dos serviços de iluminação da MA-201.

FONTE: GOVERNO DO ESTADO

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.