Agentes de turismo colombianos visitam São Luís e participam de roda de negócios sobre ações do setor

Sde2c01ad-26ff-412c-9d98-940e4f704267-1ão Luís, Alcântara e Barreirinhas divulgadas internacionalmente como potencial roteiro turístico integrado. Com esse objetivo, um grupo de agentes do turismo e jornalistas da Colômbia vieram à capital maranhense para conhecer os atrativos das cidades. Eles são o terceiro grupo de estrangeiros que visitam o Maranhão com a finalidade de consolidar negócios na área do turismo. Já passaram por aqui os franceses e peruanos e semana que vem chegam os argentinos.

A culminância da visita se deu na rodada de negócios realizada nesta sexta (1º), no Hotel Pestana (Calhau). Na ocasião, os colombianos conversaram com empresários locais sobre as possibilidades de pacotes de viagem que serão apresentados por eles em seu país.

A iniciativa integra projeto da Prefeitura de São Luís em parceria com a Embratur, que desde o ano passado faz o intercâmbio com países da Europa e América do Sul divulgando o roteiro. Por meio do projeto, a equipe da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) já esteve no Peru, Bolívia, Argentina e França apresentando os produtos turísticos da capital – pratos típicos, artesanato, natureza e folclore.

Na rodada de negócios, a comitiva de colombianos teve acesso a informações sobre a infraestrutura oferecida no roteiro São Luís – Alcântara – Barreirinhas no que refere a hotéis, restaurantes, espaços de lazer e de entretenimento. Durante uma semana, a comitiva percorreu as três cidades e foram apresentados à cultura, gastronomia e belezas naturais da região. Da mesma forma, uma comitiva ludovicense esteve na Colômbia visitando o país ano passado.

VANTAGENS

Segundo a titular da Setur, Socorro Araújo, os colombianos avaliaram como muito promissor o projeto e viram no roteiro apresentado grandes possibilidades de negócios. “Eles viram no nosso turismo grandes perspectivas de relacionamento e ficaram encantados por tudo que temos. O turismo trabalha a médio e longo prazos e esperamos os frutos dessa campanha após o planejamento que nossos empresários e os deles estão firmando”, destacou a titular da Setur, Socorro Araújo.

A secretária pontua ainda o ganho para a cidade com o projeto, uma vez que o Brasil vive momento de crise que influi negativamente em áreas como o turismo. “É uma conquista para São Luís esse projeto por conseguirmos trazer representantes de importantes países para conhecer o Maranhão. É muito significativo para impulsionar o nosso turismo e, por consequências, outras áreas da economia. Com isso, já vislumbramos boas negociações e é dessa forma que o turismo se desenvolve”, reiterou.

Agente de turismo da Octoplus Travel, a colombiana Luz Gutierrez, 48 anos, se disse encantada com o que viu na capital maranhense e nas demais cidades visitadas. Para ela, o melhor lugar já visto em suas andanças pelo Brasil. “É um destino que não é tão conhecido no meu país. Nunca imaginei um local tão encantador como São Luís”, disse. Ela citou as praias, cultura, culinária e o ambiente propício para a família. “É um roteiro completo”, enfatizou Luz Gutierrez.

OPORTUNIDADE

A gerente comercial da Taguatur Turismo, Daiana Barbosa, 32 anos, viu no projeto uma oportunidade real de firmar parceria de negócios com o país sul-americano. “Estou bem confiante e vi que eles estavam interessados e que gostaram muito do destino. Acredito que vamos firmar boas parcerias”, disse. A gerente comercial destacou como referencial para firmar o convênio a atuação da empresa no mercado de turismo.

“Achei muito interessante esse momento com eles, pois percebi que nosso produto tem tudo a ver com a clientela deles e com o que podem oferecer no país”, disse o consultor comercial da Caravela Turismo, Anderson Rebelo, 43 anos. Segundo o agente, durante a rodada de negócios foi possível a troca de experiências. “Nós tivemos a chance de receber e trocar informações para fecharmos o roteiro. Muito produtivo”, reforçou.

O convênio firmado com os países durante o projeto tem como objetivo estimular o turismo local, aumentar as opções de venda para operadores internacionais do roteiro brasileiro. Foram escolhidos para esse intercâmbio países que possuíam maior potencial de trabalhar com as cidades brasileiras, com foco no Nordeste. Finalizando o projeto, dia 17 deste mês uma comitiva de argentinos estará em São Luís.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.