Aberto edital para curso pioneiro de Capacitação em Dependência Química

Atualizar e capacitar profissionais do SUS para atuar na área da dependência química, possibilitando entendimento sobre o trabalho preventivo, o tratamento, a reinserção social, encaminhamento e acompanhamento e as diferentes abordagens terapêuticas utilizadas nunca foi tão importante como nos dias de hoje, em que essa questão se torna, rapidamente, um caso de saúde pública. Por isso, a UNA-SUS/UFMA, por meio da Coordenação dos Cursos da Área de Saúde Mental, lança em São Luís, pela primeira vez, o Curso de Capacitação em Dependência Química.

O curso, financiado pelo Ministério da Saúde, é o primeiro da Universidade Aberta do SUS pela UFMA em parceria com o Instituto de Psiquiatria da USP – IPq/FMUSP, que responde às prioridades de saúde pública defendidas pelo Governo Federal e cumpre o seu papel social de aprimoramento dos profissionais de saúde do Estado e de diferentes regiões brasileiras, está com inscrições abertas de 15 a 29 de julho.

Carga Horária

150 horas, 100% a distância e sem custos para o aluno.

Requisitos

Para realizar o curso, o candidato deverá comprovar o vínculo com o SUS e ter conhecimentos básicos de informática.

Público Alvo

Profissionais da área da saúde que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS, nas Estratégias Saúde da Família – ESF, nos Núcleos de Apoio a Saúde da Família – NASF e nos demais dispositivos da Rede Assistencial à Saúde Mental do SUS.

Mercado de Trabalho

Após a conclusão do curso, o profissional estará capacitado para atuar em ações que envolvem desde a prevenção e o tratamento, até a reinserção social do dependente, passando por serviços de saúde, como os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad), as Unidades Básicas de Saúde, hospitais e nos demais dispositivos da Rede Assistencial à Saúde Mental do SUS.

Esse profissional, após a capacitação, também estará apto a se candidatar ao trabalho de tutoria em futuros cursos promovidos pela UNASUS/UFMA.

Módulos

A Capacitação em Dependência Química está dividida em 5 Módulos. O aluno terá à sua disposição todo o suporte necessário para acompanhar as aulas através da Educação a Distância (EAD), com o suporte de tutores e os mais modernos sistemas desenvolvidos pela UNA-SUS/UFMA. Segue abaixo os Módulos.

Módulos

Módulo I – Familiarização tecnológica com EAD

Módulo II – Transtornos psiquiátricos induzidos por substâncias psicoativas

Módulo III – Cocaína e Crack

Módulo IV – Gestão e organização de Serviços em Saúde Mental

Módulo V – Atividades práticas. Levantamento de dados acerca da realidade profissional no qual o aluno está inserido.

Para mais informações, como inscrição e critérios de participação, o Edital estará disponível na segunda-feira (15/07), no site:<a< span=””>

href=”http://www.unasus.ufma.br/inscricao/” target=”_blank”>http://www.unasus.ufma.br/inscricao/

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.