Variação de maré no Maranhão é uma das maiores do mundo

 O Maranhão tem a maior variação de marés do Brasil e a terceira maior do mundo. Em apenas seis horas, a diferença entre preamar e a baixa mar pode chegar a 8m. A Baía de São Marcos, em São Luís, é um dos melhores exemplos disto.

Esse sobe e desce das marés permite que as praias maranhenses estejam em constante mudança. Na maré alta a faixa de areia praticamente some e na maré baixa a extensão da areia pode chegar a dois quilômetros até o mar.

As marés também determinam a coloração da água do mar, que no Maranhão tem um tom turvo, meio verde musgo. Nas marés de lua nova e cheia, as águas ficam ainda mais turvas por conta da força das correntes que arrastam sedimentos para o mar.

Nas marés de quarto crescente e quarto minguante, com correntezas mais leves, as águas ficam transparentes e podem ganhar os tons de verde e azul.

O fenômeno se dá pelo formato do litoral, fases da lua e pela proximidade com a Linha do Equador. No vai e vem das águas, a força das marés também é alternativa para geração de energia limpa.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.