VALE ESTE – Vice-governador Carlos Brandão visita UEMA e anuncia novas obras na instituição


O Governo do Estado não tem medido esforços para melhorar a educação e, com isso, trabalha para expandir o ensino superior com qualidade, o que significa construir prédios adequados para acomodar os cursos e promover melhorias estruturais. Integrando o processo de expansão e crescimento da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a gestão avança com a construção de prédios, implantação de novos serviços e iniciativas por uma educação de qualidade. Em visita à UEMA, nesta quinta-feira (2), o vice-governador Carlos Brandão visitou obras e anunciou novas ações para a instituição.

“Vistoriamos obras e anunciamos outros investimentos na universidade e é sempre um motivo de muita alegria retornar aqui, com mais ações para a instituição. E nessa agenda, visitamos o prédio de Matemática, em fase de conclusão. Também, os novos prédios do curso de Engenharia de Pesca, com serviços iniciando, e visitamos uma intervenção de drenagem. Melhorar a vida acadêmica dos universitários nos anima”, pontuou o vice-governador Carlos Brandão. 

O vice-governador entregou, toda recuperada e melhorada, a Rua do Horto. A obra incluiu drenagem da via, colocação de tubos, concretagem de alas e pavimentação. Com o serviço, os canais da via foram desobstruídos e, assim, vai evitar alagamentos na área. O presidente da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), Lívio Corrêa, destacou a obra. “Nessa rua, havia alagamentos por todos os lados. Com a obra, um trabalho simples, mas de muita importância, vamos resolver o problema do alagamento e garantir o adequado acesso à universidade, que estava comprometido”, ressaltou o gestor.  

Ainda na agenda, Carlos Brandão visitou o prédio de Matemática e Física. Em uma área de 3.731,73 m², o prédio de Matemática e Física possui dois pavimentos com diversas salas: de aula, dos professores, da secretaria e da direção. Além de salas de estudo para Física e Matemática, pesquisas e, ainda, laboratórios, banheiros, núcleo de tecnologia da informação e demais dependências. 

Antes, os cursos de Matemática e Física ocupavam um prédio que não era adequado às graduações. A nova construção está em fase final e foi desenvolvida a partir de projeto considerando as condições que esses cursos demandam. Entre os elementos, salas de aula mais amplas, laboratórios e espaços para desenvolvimento de atividades de pesquisa e ambientes com padrão para estímulo ao empreender.

Carlos Brandão assinou ordem de serviço para prosseguimento da construção do prédio do Centro Multidisciplinar de Pesquisa e extensão em Aquicultura (Cempea); e autorizou obra de construção no campus, do Hospital Universitário de Grandes Animais, que terá investimentos de R$ 3 milhões. As obras na UEMA são executadas pela AGEM.

O reitor da UEMA, Gustavo Costa, celebrou a retomada das obras de construção do Cempea e destacou o expressivo volume de investimentos do Governo. “A UEMA completa 40 anos com a confiança e credibilidade dos maranhenses. Havia a necessidade de investimentos, pois expandimos vagas, cursos, abrimos novos polos, recebemos novos estudantes, o que demanda condições de infraestrutura, de ensino e pesquisa. Desde 2015, início do Governo Flávio Dino, temos recebido volume de recurso sem precedentes na história da universidade”, frisou. São quase R$ 100 milhões, só em investimentos na infraestrutura da UEMA, além de bolsas, custeio, manutenção e outras iniciativas, citou o reitor da UEMA.

Fonte: Secom
Texto: Sandra Viana
Fotos: Divulgação

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.