UBS – Unidade Básica de Saúde é inaugurada no povoado Coivaras

O prefeito de Matões do Norte, Solimar Alves de Oliveira,  inaugurou, na manhã de sexta-feira (20), no povoado Coivaras, uma nova e moderna Unidade Básica de Saúde – UBS.

Fruto de um convênio com o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, a Unidade Básica de Saúde de Coivaras tem como objetivo melhorar a qualidade do atendimento e garantir à população, um acesso rápido e eficaz aos serviços básicos de saúde, além de contribuir para a estruturação e fortalecimento do SUS – Sistema Único de Saúde.

ubscoivaras4

ubscoivaras2Foram ampliados mais 75 m² da estrutura anterior da UBS, que incluíram um consultório,  uma farmácia, sala de reuniões e um banheiro adaptado para portadores de necessidades especiais, e, hoje, a UBS – Coivaras oferece serviços de pré-natal, puericultura, consultas odontológicas, curativos, dispensação de medicamentos básicos,  preservativos e contraceptivos, enfermagem, exame preventivos, grupo de educação em saúde, imunização, médicos, nebulização e planejamento familiar.

O prefeito Solimar Alves de Oliveira destacou a importância de mais uma obra na área da saúde pública sendo entregue ao povo do povoado de Coivaras.

ubscoivaras3“Gosto de visitar as comunidades sempre levando alguma coisa, alguma novidade. E, aqui, mais uma vez, estamos em Coivaras, inaugurando a Unidade Básica de Saúde, entregando para esta comunidade a saúde, pois saúde é tudo. A UBS – Coivaras trará um atendimento de referencia para esta região, com profissionais altamente qualificados e comprometidos em fazer o melhor pela saúde da população”, disse o prefeito Solimar.

A secretária de Saúde do município, Marta Leticia, ressaltou sua emoção por mais uma  UBS ampliada e reformada em Matões do Norte. “É uma satisfação imensa, como profissional de saúde, como filha de Matões do Norte, estar mais uma vez participando da inauguração de uma de tantas outras  obras de reforma, ampliação e construção nas nossas Unidades Básicas de Saúde. Participar deste processo, como gestora, com o apoio do prefeito, é saber que estou fazendo parte da melhora do atendimento da saúde publica em nosso município, oque trará, certamente, uma melhor qualidade de vida aos moradores do povoado Coivaras”, desabafou a secretária Marta Leticia.

Para o lavrador, João Cosmo Ribeiro, de 66 anos, morador de Coivaras, a inauguração da Unidade Básica de Saúde no povoado é de fundamental importância para a população.

“Nós poderíamos ter dinheiro e tudo mais na vida, mas sem a saúde não somos nada. Aqui, estamos sabendo que nossa saúde não está perdida, pois estamos recebendo o prefeito que está inaugurando esta obra, junto com os vereadores, com a participação da prefeitura”, desabafou o lavrador

ubscoivaras5

AÇÃO SOCIAL

ubscoivaras6Durante a solenidade de inauguração da UBS – Coivaras, como já é de costume nos eventos realizados pela Prefeitura do município,  a gestão pública municipal realizou, também, uma ação social trabalhada pela Secretaria Municipais de Saúde, que ofereceu vacinação, distribuição de preservativos, atendimento médico e de enfermagem, distribuição de medicamentos prescritos e distribuição de materiais informativos; Assistência Social que trabalhou informações sobre violência sexual e cadastro único e programas sociais; Meio Ambiente apresentou distribuição de panfletos sobre a coleta seletiva e chaveiros de garrafa pet; já a Secretaria de Agricultura realizou cadastros do programa Garantia Safra e divulgou informações sobre a agricultura familiar. A Secretaria de Educação trabalhou informações sobre o programa Mais Educação, Jogos, espaço para leitura e brincadeiras educativas.

Como Funciona a Atenção Básica à Saúde?

A Atenção Básica à Saúde é desenvolvida pelas equipes de Atenção Básica (equipes de saúde da família eSF- e outras modalidades de equipes de atenção básica), pelos Núcleos de Apoio as equipes de Saúde da Família (NASF), pelas equipes dos Consultórios na Rua e as de Atenção Domiciliar (Melhor em Casa). Todas realizam a atenção de uma população específica que está em um território definido. Assumem, portanto, a responsabilidade sanitária e o cuidado destas pessoas, e trabalham considerando a dinamicidade existente no território em que vivem essas populações.

As equipes utilizam tecnologias de cuidado complexas e de baixa densidade (ou seja mais conhecimento e pouco equipamento), que devem auxiliar no manejo das demandas e necessidades de saúde de maior frequência e relevância em seu território. Observam critérios de risco, vulnerabilidades, resiliência e o imperativo ético de que se deve acolher toda e qualquer demanda, necessidade de saúde ou sofrimento.

A Atenção Básica deve ser o contato preferencial dos usuários com o Sistema Único de Saúde, uma vez que é a principal porta de entrada das redes de atenção à saúde. Orienta-se pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, do vínculo, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social.

Onde encontrar?

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são o local prioritário de atuação das equipes de Atenção Básica (eAB). Desse modo, desenvolve-se uma Atenção Básica à Saúde com alto grau de descentralização e profunda capilaridade no território nacional, o que a deixa sempre mais próxima ao cotidiano das pessoas.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.