Trump ja conta com apoio de quatro estados

WASHINGTON — Quatro estados americanos parecem ter se inclinado em favor do republicano Donald Trump na reta final da disputa presidencial. Segundo a rede CNN, Ohio, Utah e o segundo distrito legislativo do Maine deixaram de ser campos de batalha, sem um franco favorito, para favorecer o magnata sobre a sua rival democrata, Hillary Clinton. Enquanto isso, a ex-secretária de Estado perdeu terreno em New Hampshire, que mostrava tendência democrata e, agora, deverá lutar de novo por estes votos.

Apesar dos resultados positivos para Trump nos últimos dias, a vantagem geral continua com Hillary Clinton para suceder o atual presidente, Barack Obama. A disputa continua acirrada, mas a democrata consolida uma leve vantagem sobre Trump, com três pontos percentuais de diferença, segundo pesquisa conjunta do “Washington Post” e da ABC divulgada nesta sexta-feira.

Hillary tem 47% das intenções de votos, ante 44% de Trump, a quatro dias da votação. A pesquisa foi feita por telefone com 1.768 entrevistados entre domingo e quarta-feira. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais. Em pesquisa Post-ABC divulgada na quarta-feira, os dois candidatos estavam empatados, ambos com 46%.

Hillary também aparece à frente na pesquisa conjunta do “New York Times” e CBS divulgada na quinta-feira, com 45% das intenções de voto para a democrata e 42%, para Trump — a margem de erro é de três pontos percentuais, exatamente a diferença entre os dois.

A leve recuperação de Hillary nas pesquisas dá um alívio à campanha democrata. Nesta semana, Trump chegou a empatar e até virar o jogo em alguns levantamentos, no que seria uma reação dos eleitores ao anúncio do FBI de que iria reabrir as investigações sobre os e-mails da ex-secretária de Estado.

Flórida e Carolina do Norte são estados em que Trump precisa ganhar no seu esforço para reunir os 270 votos necessários para ser eleito no Colégio Eleitoral. Hillary, que tem vantagem confortável em grandes estados como Califórnia e em Nova York, poderia chegar mais facilmente aos 270 sem esses dois Estados..

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/quatro-estados-se-inclinam-em-favor-de-trump-nos-eua-20412266#ixzz4P43WtBqu
© 1996 – 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.