Transparência promove curso de capacitação sobre contabilidade aplicada ao setor público

Teve início nesta segunda-feira (12) o curso ‘Entendendo a Contabilidade Aplicada ao Setor Público (Casp)’, promovido pela Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC), por meio da Secretaria Adjunta de Administração e Finanças (SAAF/STC) e da Secretaria Adjunta de Controle Interno (Seaci/STC). A capacitação, que acontece no “plenarinho” da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), vai até a próxima sexta-feira (16), com a carga horária de 40 horas.

 

O curso é dividido em 10 módulos de quatro horas. Dentre o conteúdo programático estão as mudanças na Casp, o controle do planejamento, aprovação, execução do orçamento, restos a pagar e superávit financeiro, além de demonstração contábil no setor público, demonstrações de fluxo de caixa das mutações do patrimônio líquido.

 

O público principal da capacitação são os auditores da Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC). Mas, buscando garantir eficiência a toda Administração Pública, e cumprindo sua missão institucional de prestar assistência aos órgãos do Poder Executivo, também foram disponibilizadas vagas para outras secretarias.

 

“A melhor forma de prestar um serviço público eficiente é capacitar os servidores”, comentou o secretário de Estado de Transparência e Controle Rodrigo Lago. “Ao oferecer mais essa capacitação in companyaos auditores, a servidores da STC e a servidores de outras secretarias, a Transparência qualifica os recursos humanos do Estado nesse tema tão importante, que é a contabilidade pública”, destacou o secretário.

 

A capacitação é ministrada pela professora Rosaura Haddad Barros, bacharel em Administração pela Universidade Católica de Brasília (U2CB) e em Ciências Contábeis pela UnB. A instrutora do curso também é pós-graduada em Análise de Sistemas e foi Contadora Chefe da Divisão de Contabilidade da Secretaria de Controle Interno da Presidência da República (Ciset/SG/PR) nos períodos de 1992 a 1995 e de 2004 a 2012.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.